Entre os dias 19 e 21 de julho, a Inspetoria São João Bosco sediou o 14º Congresso Nacional dos Salesianos (as) Cooperadores(as) no Colégio Salesiano Belo Horizonte, Minas Gerais, com a participação de aproximadamente 370 salesianos cooperadores das seis províncias salesianas do Brasil.

No primeiro dia (19/07), iniciaram-se os trabalhos com a Reunião presencial da Consulta Região Brasil e apresentação da Orquestra infanto-juvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, que encantou com um repertório variado de músicas nacionais e internacionais. À noite, a Salesiana Cooperadora Maria Inês conduziu uma dinâmica de grupos para integrar os congressistas.

No segundo dia (20/07), o Inspetor Padre Natale Vitali Forti, SDB, proferiu a palestra de abertura com o tema "SSCC– Herdeiros de um Sonho" e "Um sonho que faz sonhar – um coração que transforma lobos em cordeiros", em alusão ao Tema da Estreia 2024.

Ainda no período da manhã, ocorreu uma mesa redonda com o tema "Como viver o tema do XIV Congresso Nacional no dia adia do Salesiano (a) Cooperado (a) ?", moderada por Giovanni Gomes, Salesiano Cooperador e Articulador da Equipe de Comunicação da Província de Belo Horizonte,  com a participação de diversos membros que compartilharam suas experiências significativas.

Outros momentos de destaques na programação foi a Celebração Eucarística presidida por Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida da Arquidiocese de Belo Horizonte concelebrada pelo Padre Natale Vitali Forti, SDB. e a participação do italiano Antônio Boccia, Coordenador Mundial dos SSCC, sobre a ASE Mundial.

No último dia (21/07), os momentos finais do14 º Congresso foram marcados pelo Rito das Primeiras Promessas de 14 Aspirantes dos Centros Locais da Província de BH e pela renovação das Promessas de todos os Salesianos Cooperadores na Celebração Eucarística presidida pelo P. Juan Luís Playá, SDB, Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana.

Durante o momento de Ação de Graças aconteceu o lançamento do Plano Provincial de Formação Inicial, Permanente e Específica da Província de Belo Horizonte. Esse documento é o resultado da reflexão dos formadores locais sobre a proposta da Região Brasil para a formação inicial e das vivências formativas em cada centro local. A partir dele a animação vocacional e as iniciativas de formação irão se estruturar já no segundo semestre de 2024.

 

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Renata Miranda.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.