Em Novembro, a Inspetoria São João Bosco irá realizar dois momentos de diálogo por meio do canal do Youtube.

A primeira live será no dia 20/11, segunda -feira, com o tema "Consciência Negra: reconhecer e valorizar", 10h às 11h com a Doutoranda Cecília Maria Vieira.

Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. No Brasil, há uma data para celebrá-la: 20 de novembro que, além de homenagear as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país. 

Esta  data reacende reflexões importantes sobre a cultura, a luta e os desafios dos negros no país e o racismo estrutural ainda tão presente na sociedade brasileira.

Cecília Maria Vieira - Doutoranda em Educação na UNB, Mestre em Educação, Especialista em Políticas Públicas pela UFG, Psicóloga, Pedagoga, Professora da educação básica, Coordenadora do NEADI/GENINHAS-UFG, Coordenadora do Coletivo Diáspora Africana do Cerrado, Membro externo da Comissão de Heteroidentificação da UFG, Associada da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED e Coordenadora Nacional do Fórum da Educação Básica, Nacional -ABPN. Ex-Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Goiânia.

 

Na sexta-feira, no dia 24/11, o tema da live será: Mamãe Margarida, quem foi Margarida Occhiena? , no período da 14h às 15h, com a Mestre Carolina Neves.

Para toda a Família Salesiana, a mãe de Dom Bosco, Margarida Occhiena, representa um ícone luminoso, uma inspiração, um modelo de vida apostólica a ser imitado. Ela foi a mãe de Dom Bosco e uma mãe para os primeiros meninos de Valdocco. Mas hoje é mãe para todos os que partilham o carisma salesiano: para eles, ela é, de fato e simplesmente, “Mamãe Margarida” que no ano de 2006 foi declarada venerável pelo Papa Bento XVI por ter vivido uma vida de virtudes heroicas. 

Margarida Occhiena nasceu em Capriglio, a cerca de 3 km dos Bècchi, em 1788, e faleceu em Valdocco no dia 25 de novembro de 1856. Devido ao seu envolvimento na missão de Dom Bosco, é também considerada a primeira Salesiana Cooperadora e, em muitos países, os Salesianos Cooperadores formaram, em sua homenagem, os “Laboratórios de Mamãe Margarida”, em apoio à missão salesiana.

A memória da ação de Mamãe Margarida constituem um forte convite à Congregação Salesiana para progredir no caminho com os leigos e valorizar o gênio feminino na missão salesiana.

Carolina Neves - Mãe da Ana, Mestre em psicologia social pela universidade federal de são João Del-Rey. Atualmente está como gerente da ação social da ISJB e coordenadora nacional da ação social da Rede Salesiana Brasil. Já atuou como gerente socioeducativo pastoral de um centro juvenil salesiano por 6 anos, em belo horizonte. Já atuou como professora universitária na UFSJ e PUC Minas. Apaixonada pelo social e pela missão salesiana.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração da Cristiane Coura e Maria Clara Barroso.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.