No dia 18/12, quando a Congregação Salesiana celebra 165 anos de fundação, a Inspetoria São João Bosco lança o projeto "Sempre Salê”.
Com a frase “Um vez Salesiano, sempre Salesiano”, o projeto tem como objetivo o resgate de fotos e documentos que retratam a história das atividades educativas pastorais salesianas nas Unidades Escolares (Colégio e Centro Universitário), Unidades Sociais (CESAM e Centro Juvenil), Oratórios, grupos da Família Salesiana, Paróquias e Capelas nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, para a construção da Galeria Audiovisual digital.
O lançamento aconteceu durante o "Bom dia" pela plataforma Teams e contou com a participação de colaboradores das Presenças Salesianas da ISJB.
Durante o lançamento foram citadas outras iniciativas promovidas pela Igreja e pela Congregação Salesiana no próximo ano que dialogam com a iniciativa da Inspetoria de continuar comprometida com o legado de Dom Bosco.
Inspetoria São João Bosco
A Inspetoria São João Bosco foi criada no dia 11 de dezembro de 1947 instalou sua sede no Instituto Salesiano São Francisco de Sales no bairro do Riachuelo no Rio de Janeiro. Sendo compostas pelos estados: Espírito Santos, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal.
Em 1963 a sede da Inspetoria foi transferida para o Colégio Salesiano em Belo Horizonte. Em setembro de 1976 foi transferida para a atual sede no Bairro Dom Cabral ao lado da PUC Minas.
Atualmente a ISJB está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Com ações ligadas à educação, a ação social e a evangelização.
Em 2023, a Inspetoria São João Bosco conquistou pela quinta vez (2017- 2018- 2021-2022-2023) o reconhecimento "100 melhores ONG´S brasileiras para se doar" . O Prêmio Melhores ONGs leva em consideração quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
Capilaridade da Inspetoria São João Bosco
A capilaridade da Inspetoria São João Bosco, segundo o ultimo Relatório de Impacto Social (2023):
- 5 Estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins) e no Distrito Federal;
- 9 unidades de ação social;
- 12 escolas de educação básica;
- 1 instituição de ensino superior ;
- 2.069 bolsas de estudos parciais, integrais e Prouni nas escolas salesianas e no Centro Universitário (UniSales);
- 820 parceiros, em 2022, na área de missão ação social ;
- 3 premiações em âmbito nacional ;
- 12 paróquias;
- 6 capelas;
- 22 oratórios festivos;
- 57 vocacionados;
- 3.189 jovens inseridos, de forma protegida no mercado, de trabalho;
- 4.084 crianças, adolescentes e jovens atendudos mensalmente;
- 363 premiações dos estudantes da educação básica e superior, em âmbito municípal, estadual e nacional;
- 6 premiações em âmbito nacional;