Assembleia nacional da Associação de Cultores da História Salesiana (ACCSSA) reforça a importância de preservar e divulgar a história e a memória salesiana nestes dez anos de caminhada da Associação no Brasil.
No período de 12 a 14 de setembro, está sendo realizada a Assembleia 2023 da Associação de Cultores da História Salesiana (Associazione Cultori Storia Salesiana) – ACSSA, seção Brasil, nas instalações do escritório nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB) em Brasília, DF.
Este ano, o evento tem como tema central "Missionariedade e Missão Salesiana com Atitude Sinodal" e tem como objetivo principal a reflexão sobre o passado com gratidão, visando enriquecer o presente e garantir o futuro das novas gerações.
Durante a Assembleia, os participantes se dedicam intensamente à exploração da questão da missionariedade, compartilhando experiências concretas, como as vivenciadas pela presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) na Amazônia, com a Ir. Carmelita de Lima Conceição; a experiência no Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), localizado em São Paulo, com Marcos Lima; e a missão Salesiana em Poxoréo, conduzida pelo Pe. Osmar Orotildes Rezende.
Além disso, o evento tem também como pauta a apresentação dos encaminhamentos do Seminário Continental e Mundial da ACSSA, bem como do Seminário ACSSA Brasil 2024, em reflexões coordenadas, respectivamente, pela Ir. Maria Imaculada da Silva e pelo Pe. João da Silva Mendonça Filho. Outros temas abordados no evento são o Planejamento para o ano de 2024, avanços no mapeamento do Patrimônio Histórico Salesiano e discussões sobre o Processo Sinodal.
A coordenação da Assembleia ACSSA 2023 está a cargo da Ir. Maria de Lourdes Macedo Becker e do Pe. João da Silva Mendonça Filho.