Nos dias 29 e 30 de agosto, o teatro do Colégio Salesiano São José foi palco de um evento muito especial: o Desvendando o Mundo das Profissões. Este projeto, promovido pela disciplina de Salê Projeto de Vida do professor Anderson Correa, foi desenvolvido para os alunos do 6º ao 8º ano e teve como objetivo principal explorar as diversas opções vocacionais e profissionais disponíveis no mercado.
Durante os dois dias do evento, tivemos o privilégio de ouvir e aprender com uma seleção de palestrantes inspiradores, cada um trazendo uma perspectiva única sobre suas áreas de atuação:
Dayanne Stefanie Gonçalves – Comunicação Social, compartilhando insights sobre o mundo da comunicação e suas oportunidades.
Raphael Castelo Branco de Jesus – Análise de Sistemas com foco em governança e segurança de TI, abordando a importância da tecnologia na segurança e gestão de sistemas.
Thais Vinciprova Chiesse de Andrade – Ginástica Artística, discutindo a dedicação e disciplina envolvidas na carreira do educador esportivo. Ex-aluna salesiana.
Eduardo da Silva Cardoso, SDB – Vivência Vocacional, oferecendo uma visão prática e enriquecedora sobre as escolhas da vida cristã salesiana. Ex-aluno salesiano.
Luciano Sadde – Engenharia Nuclear, explorando as fascinantes possibilidades dentro deste campo altamente especializado.
Dr. Davi Antônio Ramon Haddad – Neurologia, detalhando os avanços e desafios na área da neurologia. Ex-aluno salesiano.
Esther de Melo Nogueira – Direito, iluminando os caminhos da advocacia e o papel crucial dos advogados na sociedade.
Lígia Maria Rodrigues de Almeida – Instrutora da Cruz Vermelha, destacando o impacto social e a importância do trabalho humanitário.
O evento foi uma oportunidade valiosa para nossos alunos começarem a refletir sobre suas futuras escolhas profissionais, entender as diversas carreiras disponíveis e se inspirar em trajetórias de sucesso. Agradecemos a todos os palestrantes por compartilharem suas experiências e conhecimentos e a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do Desvendando o Mundo das Profissões.
Que este evento seja um ponto de partida para sonhos e escolhas bem informadas!
O projeto
Trabalho e projeto de vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. A competência compreende a capacidade de gerir a própria vida
Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
PILARES DO PPPP contemplados
Cultura de Alto Desempenho Acadêmico
No SALÊ Projeto de Vida, temos a oportunidade de potencializar a aprendizagem de nossos estudantes, permitindo que eles criem hábitos saudáveis de acordo com suas individualidades, em consonância com a teoria das Múltiplas Inteligências.
Para nós, alto desempenho é a busca por melhoria contínua, é buscar o melhor (e não ser o melhor). É um processo que não terá fim e respeitará as diversas maneiras de aprender, incentivando os estudantes a trabalhar de maneira cognitiva e metacognitva.
Projeto de vida e empreendedorismo
Pensar no futuro é um exercício relevante para direcionar nossos estudantes ao caminho da felicidade. Entender qual será sua escolha profissional entre tantas opções, os diferentes perfis de cursos existentes e as habilidades exigidas para cada um, além de pensar nas profissões do futuro, é só uma parte de nossa proposta.
Queremos também auxiliar nossos estudantes a desenvolver um perfil empreendedor, identificando oportunidades, possibilitando mudanças sociais que gerem percepção de valor, cativando e motivando outras pessoas a ter uma visão de mundo mais otimista.
As escolhas profissionais são influenciadas por diversos fatores como a família, a escola, os amigos, o país onde vivemos, as pessoas significativas com quem convivemos, as mídias em geral. Diferentemente das decisões cotidianas, como a roupa que vestir, o que comer, a que filme assistir, a escolha da profissão é relevante na medida em que põe em jogo a nossa vida futura, nossa inserção no mercado de trabalho e nosso lugar no mundo. (Cf. FRAIMAN, 2020).
Ainda que alguns considerem cedo para falar sobre mercado de trabalho, nesta etapa, do ensino fundamental II (6º ao 8º ano) é importante que os alunos tenham a perspectiva de que suas ações hoje terão impacto no futuro. Segundo Eduardo Pinheiro da Silva, Salesiano de Dom Bosco, e especialista em Projeto de Vida,
Adolescer, além de representar um momento de crise, é também, e muito mais, o momento em que escolhas são feitas e projetos começam a ser construídos. Esses projetos contêm a visão que o adolescente tem de si mesmo, de suas qualidades e do que almeja alcançar. Essa visão de futuro está ligada às suas vivências e experiências anteriores e às relações estabelecidas até então em sua história. (Silva, 2008).
Escolher uma profissão tornou-se um processo cada vez mais complexo, a nova realidade do mercado de trabalho demanda profissionais conscientes, que inovem a realidade com criatividade, alegria e mobilidade. Trata-se de pessoas cujas metas são altamente identificadas com o estilo de vida da profissão escolhida, que fazem acontecer, entregam resultados e são integradas à comunidade onde vivem. “Essa complexidade, criada na sociedade contemporânea, tem despertado discussões de como promover a transição da adolescência para a vida adulta, vital ao desenvolvimento humano.” (SASSI JR; SASSI, Fernanda, 2020). É necessário compreender a escolha de uma profissão como resultado de um processo, onde estão envolvidas as características pessoais do educando, seu ambiente social, assim como o maior número de informações sobre sua realidade: cotidiano e mercado de trabalho.
No aspecto de autoconhecimento é “fundamental que os alunos percebam a importância de conhecer a própria personalidade e ter as informações a respeito das escolhas possíveis” (FRAIMAN, 2020) saber o seu valor, conhecer suas características pessoais e qualidades. Desta forma, pensamos proporcionar momentos de conhecimento de si e do mundo onde possam ampliar o olhar e conhecer sobre a diversidade de vocações, atitudes de reconhecimento, respeito e valorização às pessoas em suas diferentes funções.
O projeto será desenvolvido na disciplina de Salê Projeto de Vida, em sintonia com a supervisão pedagógica. De acordo com o plano de aulas, serão abordadas as temáticas do autoconhecimento, a inteligência emocional e as escolhas que precisamos fazer no decorrer de nossa vida para alcançarmos a realização pessoal e profissional. A disciplina será basilar para a formação conceitual do aluno, além de coletar as informações necessárias para a concretização da etapa final do projeto, ciclo de palestras e workshops. Nessa última etapa estão previstas a integração familiar e de profissionais com o Colégio.
Nossa intenção educativa é ampliar o conhecimento do aluno acerca do mundo profissional, libertando-o de crenças disfuncionais, idealizadas e preconceituosas. Todo trabalho tem seu valor, todo profissional merece respeito, toda atividade humana é merecedora de validação (Cf.FRAIMAN, 2020).