O Fórum Missionário Salesiano acontece entre os dias 14 e 17 de novembro, na Presença Salesiana de Goiânia. Para saber mais detalhes desse Fórum convidamos Giordano Santos, Coordenador Inspetorial da PJS para um bate-papo. Confira a entrevista:
1. Qual a expectativa para o "Fórum Missionário 2024"?
A expectativa para o Fórum Missionário 2024 é de que ele seja um marco de inspiração e renovação do compromisso missionário na Congregação Salesiana, especialmente no contexto do jubileu de 150 anos da primeira expedição missionária. O fórum pretende proporcionar momentos de espiritualidade, formação e troca de experiências entre missionários e líderes espirituais, reforçando o espírito de gratidão, reflexão e comprometimento com a missão. Espera-se que os participantes saiam mais fortalecidos e motivados a atuar nas missões salesianas com mais clareza de propósito e paixão pelo trabalho missionário.
2. Quais são os públicos-alvo deste Fórum?
O Fórum é voltado para diretores espirituais, assessores da Juventude Missionária Salesiana (JMS), catequistas da Adolescência Missionária Salesiana (AMS) e guias da Infância Missionária Salesiana (IMS), além de jovens e adultos interessados na missão salesiana. Este evento busca envolver tanto os líderes que guiam os projetos missionários quanto os próprios participantes das missões, promovendo um espaço de aprendizado e integração.
3. Como esse encontro pode colaborar para fortalecer a ação missionária nas presenças salesianas da ISJB?
Este encontro permite que cada presença salesiana da ISJB (Inspetoria São João Bosco) compartilhe experiências, aprenda com boas práticas e receba formação específica sobre temas missionários. A programação inclui atividades como sessões de formação, grupos de trabalho missionário e o lançamento do projeto da Infância Missionária Salesiana (IMS). Ao reunir líderes e missionários de diferentes áreas, o fórum promove uma visão unificada e inspiradora da missão, capacitando os participantes a levarem novas ideias e métodos de evangelização para suas comunidades locais e a fortalecerem o impacto da ação missionária.