Entre os dias 16 e 19/12, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia promoveu o Festival Salê Cultural, com apresentações de talentos dos jovens atendidos pela instituição. Tradicionalmente, o evento marca o encerramento das atividades do Programa de Socioaprendizagem do ano, em um momento de integração e promoção da cultura.
O festival aconteceu no Teatro Dom Bosco, nos períodos matutino e vespertino. As exibições foram voluntárias e os aprendizes exibiram diversos tipos de talentos, incluindo: música, dança, pintura, desenho, fotografia, stand up e poesia.
A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, explica que o evento é uma oportunidade de celebrar os talentos e promover a valorização da cultura. “Cada participante traz consigo uma paixão única pela arte. Ela é uma poderosa ferramenta de expressão e resistência, permitindo que os jovens encontrem sua identidade, compartilhem suas histórias e se conectem com o mundo ao seu redor.”
Para o aprendiz Felipe Machado, o Festival Salê Cultural é muito importante para mostrar que os jovens podem ser protagonistas de suas vidas em aspectos além do trabalho ou estudo. “O evento abre espaço para os aprendizes apresentarem suas artes, hobbies e talentos que muitas vezes não tiveram a oportunidade de mostrar para outras pessoas.”
Já o aprendiz Luiz Gabriel Teixeira reforça a emoção de se apresentar e sentir que outras pessoas se identificam com sua arte. “É uma experiência maravilhosa. Enxergo o festival como uma forma de dar visibilidade para muitos jovens que são de um contexto que normalmente não tem um espaço de voz. É também proporcionar o acesso à cultura e promover o consumo da arte.”
Vanessa afirma que a promoção da cultura é fundamental para o processo de formação dos jovens e adolescentes por contribuir para uma sociedade mais igualitária e transformadora. “Quando esses jovens têm acesso às diversas formas de expressão artística, eles não apenas desenvolvem habilidades importantes, mas também ganham a confiança necessária para acreditar em seu potencial e lutar por seus direitos.”
A coordenadora reforça a importância do CESAM Goiânia realizar atividades culturais como uma forma de contribuir positivamente para o desenvolvimento socioemocional dos aprendizes. “A arte afasta as influências negativas e ajuda a construir uma rede de apoio. O Festival Salê Cultural é também uma forma investir no futuro desses jovens, promovendo a inclusão, a autoestima e o sentimento de pertencimento.”