Na manhã do último sábado (29/06), aconteceu o arraiá do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia. Reunindo cerca de 600 participantes, a festa junina recebeu aprendizes, ex-aprendizes, educadores e parceiros da instituição.
O diretor da Presença Salesiana de Goiânia e diretor geral do CESAM Goiânia, Pe. Wagner Gama afirma que a festa junina expressa diretamente o que Dom Bosco pregava. “Ele dizia que ‘um pátio sem música é como um corpo sem alma’. Então, dentro da espiritualidade salesiana a festa é algo muito presente e muito importante para nós.”
O aprendiz Marcos Otacílio afirma que ficou entusiasmado com a festa junina e que o evento vai ficar na memória. “Foi uma festa muito boa e com atrações muito divertidas. Tinha bastante comida e atividades muito interessantes”. A aprendiz Evelyn Sabrina ressalta a alegria que o evento proporcionou para todos os jovens e educadores. “O arraiá do CESAM Goiânia foi uma festa super comemorativa, alegre e com tudo muito colorido. Amei os jogos, brinquei demais no touro mecânico e comi muito. Vale a pena vir várias vezes.”
A festa junina promoveu o tradicional Concurso de Miss e Mister Caipira, premiando em duas categorias: juvenil (aprendizes) e adulto (educadores). Foram eleitos aqueles que mais capricharam na roupa típica e também exploraram a simpatia durante todo o evento. Além da coroação, os ganhadores receberam uma cesta recheada de prêmios e um certificado de participação.
O arraiá do CESAM Goiânia também contou com a participação especial de dois ex-aprendizes: Júlio César de Moraes e Micaela Araújo. Eles são quadrilheiros profissionais e conduziram a apresentação de quadrilha com todos os participantes da festa. Ao longo do evento, diversos desafios foram realizados e os educadores e aprendizes participaram do sorteio de prêmios em dinheiro patrocinados por empresas parceiras.
A manhã foi marcada por muita música, comida, brindes, jogos e as típicas brincadeiras: pescaria, argola e boca do palhaço. Além de promover diversão e integração, o diretor explica que a festa junina foi uma oportunidade de reunir todos em um momento de celebração do trabalho da instituição. “É justamente nos unirmos para nos alegrarmos como uma grande família salesiana de Dom Bosco.”