No processo de alfabetização uma criança, para aprender a ler, depende, primeiramente, de um processamento visual. Da mesma forma, para o ensino da escrita, é necessário que a criança precise de habilidades específicas, que dizem respeito a coordenação de áreas cognitivas.

O processo é simples. Primeiro, a criança aprende a decodificar a letra, para poder ler. Em seguida, aprende a escrever o que lê, sendo esse um processo um pouco mais complexo de aprendizagem.

Aprender a escrever é um processo formal que ocorre por volta dos 6, 7 anos, ainda que habilidades importantes possam ser estimuladas desde muito cedo.

Primeiro, as crianças aprendem a formar palavras usando a letra bastão (forma), para então aprenderem a letra cursiva, que será usada daí em diante na escola. 

As crianças que aprendem a letra cursiva têm uma ortografia melhor, com menos erros, já que desenvolveram a memória motora ao aprender a escrever a palavra. O processo de construção da escrita começa com o ensino da letra bastão e deve ser seguido do ensino da letra cursiva.

Seguindo, pois, essa sequência, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais foram introduzidos no ensino da letra cursiva com uma bela “Festa da Letra Cursiva”.

Foi um grande sucesso e o resultado de tudo isso veremos daqui a pouquinho!!!

 

Extraído de Instituto Neurosaber

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