A Feira Literária do Salesiano aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Instituto Dom Bosco em Campos dos Goytacazes/RJ. Essa atividade nasceu a partir das experiências compartilhadas pelos alunos do 9° ano e Ensino Médio nos projetos como Salê Hands on, Salê Thinking, Salê Talks, Salê Projeto de Vida.
A palestra com o professor Renan Torres sobre o tema “Racismo e educação: para onde vamos?” abriu a primeira noite de reflexões da feira Literária.
Na manhã da quinta (11/11) aconteceu uma roda de conversa com a professora e socióloga Renata Saul, a assistente social, atriz e bailarina Adriana Oliveira, e a primeira-tenente do Corpo de Bombeiros Ângela Pedra, com tema “Atuação da mulher no Brasil e no mundo. Igualdade ainda que tardia” para comunidade escolar.
A "Olimpíadas de redação" foi destaque do período da tarde, os alunos do 9° ano e 1° série do ensino médio foram convidados a refletir sobre “A persistência do racismo no Brasil” e os 2° e 3° série do ensino médio “O papel da mulher na sociedade contemporânea”.
Na sexta (12/11) continua a temática do protagonismo das mulheres, tendo os alunos ensinos fundamental e médio como debatedores da mesa.
Os alunos do 2º série do ensino médio decidiram prestar uma homenagem a bailarina e coreógrafa, natural de Campos de Goytacazes, Mercedes Baptista, com a ajuda do artista plástico e grafiteiro Kane KS e com coordenação do professor Ely Corrêa, eles confeccionaram um painel com o rosto da artista, que foi a primeira bailarina negra a integrar o Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Outros trabalhos produzidos pelos estudantes ficaram expostos no corredor cultural .