A manhã do sábado (08) foi um momento em família para apreciar a cultura e a literatura do Brasil e do Espírito Santo, no pátio do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. Na data, o colégio realizou a primeira Feira Literária e Artística do Salesiano (Flas), que reuniu alunos, familiares e artistas capixabas em um momento de partilha de conhecimentos e experiências culturais.

No evento, as turmas participantes, do 1° ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio, apresentaram projetos desenvolvidos por eles mesmos. Dentre os trabalhos desenvolvidos, foram abordados temas como a literatura de cordel, cultura indígena, o acesso à produção cultural e diversos clássicos da literatura brasileira.

O evento, nos moldes do que nos ensina Dom Bosco, fez do pátio do colégio um lugar de encontro, amizade e alegria, inclusive entre os artistas e escritores convidados para compor uma mesa de bate-papo sobre a cultura capixaba. Compuseram a mesa: Andréa Espíndula (escritora), Genildo Ronchi (ilustrador e chargista), Ilvan Filho (ilustrador e escritor infantil) e o Mc SJ.

A Editora Cousa também marcou presença no evento com o projeto “Caravana Combiousa”, iniciativa que leva livros e o personagem Dom Quixote à eventos e locais do Espírito Santo. Responsável pela Editora Cousa, o editor e escritor Saulo Ribeiro, ressaltou a importância de iniciativas como a da Flas.

“A Flas é um evento muito legal, principalmente porque potencializa muito a leitura e a literatura, envolve autores e seus trabalhos de uma forma muito potente. O que a gente espera é que eventos como esse aconteçam mais vezes e que inspire outras escolas e espaços não formais para fazerem a mesma coisa”, destacou Saulo Ribeiro.

A Feira Literária e Artística do Salesiano (Flas) é parte do Projeto Crisálidas, desenvolvido pela área da Linguagens do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, que visa proporcionar aos alunos conhecimento, reconhecimento, interpretação e utilização da linguagem em toda sua diversidade.

Na avaliação da coordenadora da área de Linguagens do Colégio, Erika Carrareto, a atividade foi um sucesso e servirá de inspiração aos próximos eventos. A coordenadora confirmou, ainda, a realização das próximas edições da feira.

“Nosso pilar pedagógico é de sempre entender o aluno como um sujeito em construção. A Feira Literária e Artística do Salesiano ajudou a construir mais uma página do livro da vida deste estudante. As famílias estiveram presentes, participaram desta articulação, foi um grande congraçamento da literatura e da arte. A Flas veio para ficar e, no ano que vem, será melhor ainda!”, destacou Erika.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.