Durante a primeira etapa letiva de 2022, os alunos dos 7° anos, do turno da manhã, do Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, realizaram um projeto de pesquisa e apuração sobre histórias em quadrinhos para a disciplina de português.

Durante o projeto, ocorreram apresentações de seminários em sala de aula, pesquisas individuais, coletivas e como finalização foi desenvolvido uma temporada de 5 episódios do “Podcast Fala aí Salê”. Com os seguintes temas:

A história das histórias em quadrinhos a “Década de Ouro”

No primeiro episódio, os alunos conversaram um pouco sobre a chamada década de ouro dos quadrinhos, que começou em 1938, quando Action Comics # 1 apresentou seu primeiro super-herói, o “Super-Homem”.  

Entre 1938 e 1945 os super-heróis floresceram. Spirit, Capitão Marvel, Flash, Tocha Humana, Sandman e muitos outros nasceram em várias publicações. Em 1945, com o final da guerra, a Era de Ouro dos quadrinhos começou a declinar e os quadrinhos de ficção científica ganharam popularidade.

Gostou dessa introduçãoTem muito mais no vídeo abaixo, não deixe de conferir esse lindo trabalho.

Episódio 1- Fala Aí Salê: A era de ouro dos quadrinhos

Turma do Pererê

A Turma do Pererê foi uma série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo autor e cartunista Ziraldo. Foi publicada, primeiramente, em cartuns, nas páginas da revista O Cruzeiro, em 1959. Seus personagens foram criados em 1958, ela foi a primeira revista brasileira em quadrinhos produzida totalmente colorida.

No segundo episódio, vamos conhecer um pouco mais sobre a Turma do Pererê, como o cartunista Ziraldo conseguiu popularizar essa obra, de onde surgiu as ideias dos personagens e muito mais.

Turma do Perer

Romances e atualidades das HQs

Quadrinhos e literatura sempre conversaram entre si. Há mais ou menos uma década, o mercado brasileiro vem ampliando a sua oferta de adaptações de romances para HQs, principalmente nos títulos dedicados ao público infantojuvenil, que ainda estão em formação.

Essas novas versões de clássicos nacionais e internacionais apresentam obras que, geralmente, são recomendadas pelos principais vestibulares do país, ou histórias inéditas feitas especificamente para esse formato de mídia.

Vamos conferir esse bate-papo incrível com os nossos alunos.

Romances e atualidades das HQs

Mangás

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas. Eles possuem características marcantes que o difere das demais revistas em quadrinhos, como a forma de leitura, publicação, diagramação e traços nos desenhos dos personagens. Muitos mangás originaram séries de desenhos para a televisão, os chamados animes. Alguns deles são “One Piece”, “Dragon Ball” e “Naruto”, famosos também no Brasil.

Dentre as principais características dos mangás estão os traços dos desenhos com expressões faciais exageradas, como olhos grandes e expressivos, elementos metalinguísticos, como linhas de velocidade, entre outras. Eles se diferenciam das histórias em quadrinhos tradicionais, principalmente pela forma de lê, da direita para a esquerda, já outra diferença são os traços em preto e branco.

Sabia que no Brasil os mangás costumam ter na sua última página um alerta para as pessoas que não conhecem seu formato de leitura?! Essas e muitas outras curiosidades no no vídeo abaixo.

Mangás

Turma da Mônica

A “Turma da Mônica” é atualmente a história em quadrinho brasileira mais publicada no mundo. A primeira tirinha oficial surgiu no ano de 1959, pelas mãos do criador Mauricio de Sousa. O primeiro personagem que Mauricio criou para a Turminha foi o simpático cãozinho, Bidu, e o jovem cientista, Franjinha.

Os personagens Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Magali e Mônica foram surgindo depois. Ao contrário do que todos pensam, a Mônica não era a personagem principal. No começo, ela aparecia apenas como coadjuvante nas histórias do Cebolinha. Seu jeito bravo e engraçado acabou chamando a atenção de todos e em pouco tempo ela ganhou sua história própria.

Turma da Mônica

Segundo a professora Janaina, o projeto foi pensado a partir de uma proposta de Produção Textual do Livro Rotas do 7º ano. Nela, os alunos eram convidados a produzir HQs. Contudo, para que os discentes pudessem produzir seus materiais com maior conhecimento, na disciplina de Língua Portuguesa, eles fizeram pesquisas sobre a História das HQs desde seu surgimento com o personagem “The Yellow kid”

A produção ficou dividida nas seguintes fases: Pesquisas, apresentação em formatos de seminários e o Podcast “Fala aí Salê”.  

O objetivo do projeto foi desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.