Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio 2023, foi realizada a primeira etapa no último domingo (05/11) e a próxima etapa será realizada no domingo dia 12/11.
Na primeira etapa, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. E na segunda etapa farão provas com itens de ciências da natureza e matemática.
Em coletiva de imprensa, no dia 05/11, o ministro da Educação, Camilo Santana destacou algumas das novidades desta edição, como as provas coloridas e o Cartão-Resposta ampliado, para pessoas com deficiência visual. Ainda segundo o INEP, o resultado oficial está previsto para 16 de janeiro de 2024.
Segundo a professora Renata Peçanha Ozório Alonso do Colégio Salesiano Região Oceânica, Niterói -RJ.
“ A prova do Enem mais uma vez trouxe temas de grande relevância social. Nossa história nos faz naturalizar muitas condutas e o Enem propõe uma reflexão sobre comportamentos que impedem o reconhecimento e a garantia de direitos em nosso país. A proposta de redação deste ano possibilita que alunos concluintes da educação básica e, pela relevância do exame, todos nós discutamos sobre a sobrecarga e o pouco reconhecimento do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres para que comecemos a propor mudanças em busca da construção de uma sociedade mais humana, consciente e solidária. De acordo com o trabalho que realizamos, baseado na pedagogia salesiana, com foco sempre na formação de alunos críticos, cidadãos e protagonistas, acredito que teremos excelentes resultados no Exame em 2023!”
Falar sobre essa causa em um certame da importância do ENEM é de grande riqueza por diversas razões, pois o candidato, inicialmente, já manterá diálogo com alguns tópicos muito ricos, que são propostas de vários discursos, como a desigualdade social (o trabalho fora de casa para manter a família), o trabalho de casa, fruto da questão de gênero e da herança patriarcal e, ainda, a relevância contemporânea: o tema protagoniza na sociedade atual uma vez que pandemia de COVID-19, por exemplo, destacou a importância do trabalho de cuidado e expôs ainda mais as desigualdades vividas nesse contexto” afirmou o professor Wagner Celso do Colégio Nossa Senhora da Vitoria -ES sobre o tema da prova de redação.
Cronograma ENEM 2023
- 5 e 12 de novembro - Aplicação ENEM 2023
- 24 de novembro - Divulgação dos gabaritos
i9+, o Novo Ensino Médio da Inspetoria São João Bosco
O i9+, o Novo Ensino Médio da Inspetoria São João Bosco articula tradição à formação integral dos seus estudantes, por meio de, propostas pedagógicas inovadoras com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, além de preparar de fato o alunos para sua jornada os principais vestibulares do Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Leia algumas notícias sobre i9+, o Novo Ensino Médio nas escolas da Inspetoria São João Bosco
I9+, Novo Ensino Médio, celebra dois anos de uma proposta pedagógica inovadora
I9+: Ambientes Universitários mais próximos dos estudantes do Ensino Médio
Colégio Salesiano ganha prêmio nacional por inovar em projeto para o novo Ensino Médio I9+