Ex-aluno do Colégio Salesiano Santa Rosa (CSSR), Marco Lucchesi (1975 a 1981) foi escolhido como novo presidente da Biblioteca Nacional (FBN). Lucchesi é poeta, romancista, ensaísta e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde também já foi o presidente da instituição. O seu nome foi anunciado no dia 02 de janeiro de 2023, pela Ministra da Cultura Margareth Menezes.
O morador de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, sempre foi apaixonado pela leitura. Os funcionários do Colégio contam que durante os intervalos era comum ver o jovem Marco lendo pelos corredores, na biblioteca da escola ou até mesmo na Basílica de Nossa Senhor Auxiliadora. Ele é lembrado com muito carinho pelos educadores que perceberam o seu potencial, desde pequeno.
Depois de sua passagem pelo Salesiano Santa Rosa, fez a graduação em história pela UFF, mestrado e doutorado pela UFRJ e seu pós-doutorado na Universidade de Colônia, na Alemanha. Outra habilidade de destaque de Lucchesi é sua fluência em mais de 20 idiomas. E mesmo com todo esse currículo, o ex-aluno salesiano nunca esqueceu da sua escola, levando consigo o lema “Uma vez salesiano sempre salesiano”. Como prova desse carinho, ele esteve na instituição e participou da cerimônia de reinauguração da Biblioteca, que leva o seu nome, e convidou um grupo do Colégio para a cerimônia da sua posse, como presidente na ABL.
O CSSR deseja ao seu ex-aluno muito sucesso em sua nova caminhada, certo de que sua brilhante atuação disseminará o prazer e o acesso à literatura, alcançando o maior número de pessoas possíveis, fortalecendo assim, a cultura da população brasileira.
Conheça alguns momentos marcantes da trajetória de Marco Lucchesi:
- Ele foi aluno da instituição durantes os anos de (1975 a 1981)
- Depois de formado, ele voltou a escola em diversos momentos e um deles foi para reinauguração da biblioteca da instituição que leva seu nome
- Dentre as suas visitas, Lucchesi concedeu uma palestra aos alunos, compartilhando suas vivencias e experiências.
- No dia da sua pose como presidente da ABL, o seu colégio de coração marcou presença e esteve presenta na cerimônia, com alunos, professores e a Diretora Executiva Simone Araújo.