(ANS – Roma) – De 28 de setembro a 2 de outubro, se realizou, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional de Obras e Serviços Sociais Salesianos - importante momento de reflexão e partilha das experiências amadurecidas na Congregação Salesiana nesse setor, cujo objetivo é fortalecer a identidade carismática da ação pastoral em tal campo. Poucas semanas após o evento, o Setor para a Pastoral Juvenil (PJ), que promoveu e coordenou toda a atividade, e que acompanha diariamente o trabalho das Obras e dos Serviços Sociais Salesianos, compartilha as conclusões resultantes desses cinco dias de intenso trabalho, grande participação, muito empenho salesiano.
Para a Congregação Salesiana, o Congresso Internacional de Obras e Serviços Sociais Salesianos 2022 foi um evento realmente global: contou com uma delegação de cada uma das 91 circunscrições salesianas de 134 países do mundo, num total de cerca de 300 participantes - leigos e consagrados - que atuam em obras e serviços sociais.
Mas não se trata apenas de uma questão de números: a qualidade das palestras, a riqueza e a diversidade dos estímulos e pontos de vista oferecidos, e as profundas raízes salesianas de todo o programa de trabalho, constituíram um ambiente que incitou todos os participantes em seu compromisso quotidiano a serviço dos primeiros destinatários da missão salesiana: os jovens mais pobres e necessitados.
Um dos participantes testemunhou: “No Congresso, conheci pessoas maravilhosas e ouvi histórias de rapazes e moças que me levaram a redescobrir o sentido do meu trabalho”.
Para não comprometer este momento de graça e, ao contrário, para fortalecê-lo e torná-lo eficaz em sua implementação prática, o Setor para a PJ disponibiliza as conclusões e palavras finais da Assembleia de Turim, ciente de que, conforme afirmou o P. Miguel Angel García Morcuende, Conselheiro Geral da PJ, "o final do Congresso representa apenas o início de um desafio e de empenho de longo prazo em nossa realidade".
Carolina Neves, coordenadora nacional da ação social na Rede Salesiana Brasil e coordenadora da Ação Social na Inspetoria São João Bosco participou desse Encontro e compartilhou um pouco da sua experiência. Leia o relato dela:
"O Congresso Internacional em Turim foi uma rica oportunidade para fortalecimento do carisma e de encontro com a forte rede que faz a ação social salesiana no mundo. Muito bem conduzido e organizado, o encontro trouxe o jovem para a centralidade, reafirmando a potência de nossa missão. Tivemos a alegria de vê-los, ouvi-los e interagir com os 19 jovens de vários continentes. A força de suas vozes e o lugar de suas falas, de quem foi atendido em uma obra salesiana e hoje é um colaborador e uma liderança em sua comunidade, revelaram a grandeza da pedagogia salesiana, que os compreende como protagonistas, que tem como foco a garantia e promoção de seus direitos para que possam se desenvolver integralmente, com dignidade. Não posso deixar de citar a emoção de andar pelas ruas que Dom Bosco caminhou, vendo seu sonho se realizando em meio a tantos desafios, mas com o auxílio da mãe. Para mim, foi impossível não me emocionar, me recolher e ressignificar muitas coisas. Saí do encontro com a fé fortalecida, com a coragem renovada e com o compromisso ainda mais forte de continuar, aqui no Brasil, lutando pela juventude mais pobre e animando as equipes nas pontas, a continuarem com profissionalismo, amor e compromisso social nossa missão. Que cada criança, adolescente e jovem tenha a oportunidade de serem acolhidos, enxergados e protegidos."