Entre o final do mês de outubro e a segunda semana do mês de novembro, aconteceram os eventos de culminância dos projetos interdisciplinares trabalhados ao longo do ano com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Salesiano Jardim Camburi.

Os projetos interdisciplinares integram a base diversificada da malha curricular proposta pelos Colégios Salesianos, cumprindo habilidades da Base Nacional Comum Curricular e ampliando os temas abordados em sala de aula.

Na ocasião dos eventos, o diretor executivo do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Ilton de Oliveira Chaves, destacou o empenho dos estudantes e as habilidades demonstradas por eles nas culminâncias dos projetos.

"Nessas atividades nós vimos alunos cantando, declamando, recitando, em atividades que exigem postura, comprometimento e muita competência, e que precisam de oportunidades para aflorar. Esse também é o papel da escola. É através de momentos como estes que eles desenvolvem habilidades e adquirem maturidade para se desenvolver e realizar as escolhas que, daqui para a frente, se tornam mais impactantes", ressaltou o diretor.

“Que País é Este?”

O primeiro evento aconteceu no dia 27 de outubro, com a culminância do projeto “Que País é Este?”, trabalhado com os alunos do 8° ano. Ao longo do ano letivo, os estudantes abordaram a cultura nordestina através da dança, música, literatura, contos, cordéis e comidas típicas, em trabalhos realizados em várias disciplinas.

Dentre os diversos trabalhos realizados pelos estudantes, foram apresentadas cenas gravadas pelos estudantes de uma versão da obra cinematográfica de “O Auto da Compadecida”, baseada na peça teatral de mesmo nome, escrita pelo autor Ariano Suassuna, um dos fundadores do Movimento Armorial, que buscava valorizar as artes populares nordestinas.

Além de contemplar uma noite marcada pelos traços mais poéticos da cultura nordestina, os convidados puderam provar comidas típicas nordestinas, tirar fotos em ambientes temáticos e receberam um pequeno cacto como lembrança da atividade.

“Eu não esperava que o evento fosse tão grandioso e com tantas surpresas. O João Vitor foi o padre e isso me deixou encantada, fiquei feliz com a atuação dele, com a dança, o evento foi muito criativo e as turmas estão de parabéns”, avaliou a mãe do estudante João Vitor, Luciana Pereira Lopes Reisen.

“Nas Rampas da Superação”

A manhã de sábado do dia 5 de novembro foi aberta pelo evento de culminância do projeto interdisciplinar “Nas Rampas da Superação”, trabalhado junto aos estudantes do 6° ano, com foco no debate sobre igualdade, diversidade e respeito às diferenças.

A proposta pedagógica tem como base as histórias dos livros “Manobra Radical”, de Edith Modesto e “Irmão Negro”, de Walcyr Carrasco. Além de desenvolver as habilidades de leitura e interpretação de texto, o projeto busca desenvolver a reflexão sobre emoções, empatia, desigualdade social e combate ao preconceito.

O evento aconteceu em três etapas principais. A primeira delas concentrou as apresentações de danças e trabalhos realizados pelos estudantes, no Centro de Convivência do Colégio. Em um segundo momento, na quadra do Colégio, as turmas puderam participar de oficinas e atividades como slackline, skate, jump e badminton, além de observarem exposições e registros de outros momentos do projeto. Por último, os estudantes puderam acompanhar um responsável ou familiar em um labirinto sensorial, em que o aluno deveria guiar o pai, familiar ou responsável que fazia o percurso vendado, finalizando com uma caixa sensorial e uma carta preparada pelos estudantes.

"Foi muito importante e satisfatório perceber a alegria dos alunos em transmitir e vivenciar esse momento com as famílias, e a realização deles em mostrar tudo que foi trabalhado ao longo do projeto. Também foi muito interessante perceber o quanto as famílias estavam abertas a este momento de interação. Tivemos um retorno muito positivo dos familiares, dos alunos, dos profissionais. Deixo meu agradecimento a todos os professores envolvidos que, com muita dedicação participaram de todos os momentos de superação junto dos nossos alunos”, destacou a supervisora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio, Danielle Toneto.

“Regiões: um Gostinho de Brasil”

Ainda na manhã do sábado, 5 de novembro, os estudantes do 7° ano apresentaram e participaram do evento de culminância “Regiões: um Gostinho de Brasil”, encerrando o projeto de mesmo nome que reuniu diversos trabalhos em torno da cultura tradicional de cada uma das regiões brasileiras.

Ao longo do ano letivo o projeto teve como fio condutor a diversidade e riqueza da cultura brasileira em suas diferentes manifestações. Dentre as atividades, os estudantes puderam conhecer a aldeia indígena de Pirakê-Açu, em uma vivência que complementou o conteúdo estudado no livro “Contos Indígenas Brasileiros”, de Daniel Munduruku.

No evento de culminância, foram apresentados os diversos momentos e trabalhos resultantes do projeto, ampliando a integração escola-comunidade e reforçando a importância da parceria entre a escola e as famílias para a formação integral dos estudantes.

Os estudantes também produziram um livro de receitas de diversas regiões do país, apresentaram danças típicas, histórias, poemas e paródias sobre as características de cada região. Além das receitas, que também foram expostas em imãs de geladeiras, os presentes também puderam degustar os alimentos preparados pelos estudantes. Ao final, os alunos apresentaram um desfile com vestimentas típicas das regiões do país.

“Te Vejo”

Encerrando a rodada de eventos com chave de ouro, a culminância do projeto “Te Vejo – Cidadania em Perspectiva”, reuniu familiares e estudantes do 9° ano para um evento em clima de Oscar. Na ocasião, os alunos apresentaram aos familiares e visitantes os diversos trabalhos realizados ao longo do ano letivo e de curtas preparados pelos estudantes.

O projeto parte de uma análise da coletividade sobre a cidadania, e teve em sua base a leitura do livro Cidadão de Papel, de Gilberto Dimenstein. Ao longo do ano, os estudantes elaboraram 30 curtas sobre os temas ligados à cidadania e à sociedade.

Um vídeo de cada temática foi selecionado para a apresentação por uma equipe técnica-pedagógica que analisou, dentro de critérios pré-estabelecidos. Além disso, um vídeo foi eleito o favorito pelo Voto Popular e premiado pelo diretor executivo do colégio, Ilton de Oliveira Chaves.

"Essa recepção, essa participação dos pais e dos estudantes, evidencia não apenas o sucesso do projeto, mas um despertar dessa visão de inclusão do outro, que é a grande máxima do nosso projeto", ressaltou o professor e coordenador da atividade, Ricardo Augusto Falcão.

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