Na última quinta-feira (29/08), o Ateneu Salesiano Dom Bosco recebeu os responsáveis dos estudantes para refletirem como os projetos de vida contribuem para o futuro dos pais e filhos. A formação foi realizada na Escola de Pais, encontro que acontece periodicamente na instituição para a troca de experiências com as famílias dos alunos.
O evento foi uma oportunidade para os responsáveis pensarem como desenvolver melhor as relações com os filhos, considerando suas condições e limites pessoais atuais. O tema foi conduzido pelo doutorando e mestre em Antropologia Social, Ariel David Ferreira. Ele é cientista social e professor de Projeto de Vida da escola, matriz curricular que trabalha competências da BNCC relacionadas às habilidades socioemocionais, relações sociais e tomada de decisões.
“A experiência foi muito rica e todos participaram de um modo bem interessante. Refletimos de forma coletiva os aspectos da vida que privilegiamos e quais valem a pena o nosso investimento de tempo e energia. É preciso direcionar nossos esforços para as atividades que acreditamos que valha a pena. Afinal, é impossível desenvolver de forma ideal todas as áreas da nossa vida”, afirma Ariel David.
De acordo com o professor, a proposta do encontro foi provocar a autoavaliação das famílias sobre como elas estão conectadas com aquilo que desejam para si. “Discutimos como nossos projetos de vida se relacionam com aqueles que desenvolvemos com o outro, que pode ser um filho, a escola ou a igreja, por exemplo. Então, é fundamental entender como o outro nos afeta para conseguirmos fortalecer esses vínculos. Isso ajuda as famílias a pensarem nos momentos que eles querem valorizar com suas crianças.”
Ariel David explica que a Escola de Pais possibilitou um espaço de discussão também sobre as angústias e inseguranças nas relações com os filhos. “Isso envolve o autocuidado. Eles precisam cuidar de si para serem capazes de apoiar suas crianças. Então, começamos a pensar como os responsáveis podem percorrer seus próprios caminhos para se entenderem, dentro de suas possibilidades, como bons pais, mães e familiares.”
O evento recebeu também pais convidados de crianças que ingressarão no Ateneu Salesiano Dom Bosco no próximo semestre, como a Viviane Souto. Ela é mãe do Arthur Souto (4 anos) e da Gabriela Souto (2 anos), e afirma que a experiência reforça o preparo da instituição para receber e apoiar sua família. “Foi muito proveitoso e superou as minhas expectativas. O encontro nos instigou a buscar mais autoconhecimento e olhar para a nossa vida como um todo. Com certeza, esse momento de parar pra refletir sobre diversos aspectos vai trazer bons frutos.”
Mãe da aluna Ester Resende (5º ano), Vivianne Resende elogia a iniciativa da instituição e afirma que o evento proporcionou uma reflexão sobre o tempo que dedica para suas prioridades. “A escola participa da vida minha filha de uma maneira bem profunda. Então, nós temos um relacionamento muito próximo com a instituição. O evento me fez perceber que mesmo sendo uma pessoa que tem múltiplas funções, posso melhorar a minha qualidade de vida com a pessoa mais preciosa pra mim, que é a Ester. Esse momento acrescentou muito nas nossas vidas.”
A diretora pedagógica da instituição, Evelyn Rocha reforça que a Escola de Pais tem o propósito de estimular discussões, reflexões e trocas de experiências em conjunto com os responsáveis dos estudantes. Os encontros abordam assuntos relacionados a diferentes aspectos do cotidiano familiar e desenvolvimento infanto-juvenil, incluindo seus impactos na vida das crianças.
“Propomos discussões relevantes sobre temas como habilidades socioemocionais, desenvolvimento escolar, saúde mental, tecnologia e hábitos saudáveis. Então, temos o cuidado de sempre trazer profissionais especializados para que o evento seja mais um recurso de apoio os pais, responsáveis e familiares. Nosso objetivo é ajudá-los a pensarem no que é melhor para si e para seus filhos”, afirma a diretora.