No período de 30 de julho a 04 de agosto, aconteceu o Encontro Nacional dos Diretores das Comunidades Salesianas, realizado presencialmente na cidade de Aparecida do Norte (SP), reunindo mais de 80 Diretores, representando às 06 Inspetorias dos Salesianos do país.
O evento foi aprovado na última Assembleia Geral Extraordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL) a qual também prestou todo o apoio logístico para a realização do Encontro.
À frente da coordenação e organização do evento, estiveram o Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, Pe. Ricardo Carlos, e o Coordenador da Comissão Nacional para Formação, Pe. Paulo Manoel de Souza Profilo, contou com o apoio da Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Maria Dantas, e da equipe de comunicação da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.
O Encontro dos Diretores teve como documento norteador dos momentos de formação o livro Animação e governo da comunidade – O serviço do diretor salesiano.
“Mais do que estudar tudo aquilo que está escrito neste ‘manual do diretor salesiano’ [...] pudemos compreender a partir de qual chave de leitura devemos entender e buscar cumprir tudo aquilo que a Congregação nos pede como diretores. Uma das dimensões importantes está presente no próprio título do documento: ‘serviço’. O diretor é aquele que está a serviço de todos: salesianos, leigos, jovens...e ele é, antes de tudo, o guardião da identidade salesiana e o animador de todos aqueles que compartilham essa mesma missão e carisma em determinado território. Aí está a importância deste evento: ajudar a cuidar da identidade salesiana. A presença Salesiana no Brasil é muito significativa, é um presente e um dom de Deus. Quanto bem já fizemos, fazemos e ainda faremos! Por isso a importância de pensar na formação permanente daqueles que desempenham este serviço importante de governo e animação”, comenta Pe. Paulo Profilo.
O responsável pela formação foi o diretor da Comunidade Zeferino Namancurá, de Roma, na Itália, Pe. Silvio Roggia, abordando as temáticas do livro
"Animação e governo da comunidade – O serviço do diretor salesiano" para o qual ele também participou da criação. Segundo Pe. Silvio, o estudo do livro proporciona conhecimentos de muito valor para toda a comunidade, porque a leitura do “manual” é um processo da Congregação com raízes longínquas (“Studia di farti amare” escrito por Dom Bosco a Miguel Rua, quando ele tinha 26 anos, primeiro diretor de Mirabello). “Há mais futuro do que passado, porque se trata da nossa forma mais intensa de sinodalidade na Igreja: como ser guardiões e promotores do carisma salesiano na grande variedade de Comunidades Educativo-Pastorais nas quais estamos inseridos em 136 países do mundo. Se este é o nosso jeito de ser Igreja, hoje, este é também o caminho no qual somos chamados a continuar crescendo: a nossa formação é sempre permanente”, diz Pe. Silvio.
A cerimônia de abertura foi conduzida por Dom José Valmor Teixeira, SDB, bispo diocesano de São José dos Campos. Em suas palavras, o bispo motivou os diretores, inspirando-os em relação aos desafios à frente de suas respectivas instituições. Além da formação sobre o livro, foi possível realizar debates e discussões relevantes para toda a comunidade salesiana do Brasil, além da troca de ideias e experiências, fortalecendo, assim, os laços e a colaboração entre os líderes.
Para o Pe. Ricardo Carlos, o encontrou foi bastante produtivo. Com a chegada da pandemia do coronavírus, infelizmente, os encontros passados aconteceram de maneira remota e, diante desse atual cenário pós-pandêmico, o encontro presencial foi mais produtivo. “Com a chegada da pandemia da COVID-19, nós ficamos bem restritos para realizar esse encontro presencial e o fizemos pelas plataformas digitais, de maneira remota, que nos ajudaram bastante a levar adiante os trabalhos. Entretanto, todos nós estamos carentes desses encontros presenciais. As expectativas foram as melhores possíveis, porque temos muito a partilhar, a socializar e também muito a aprender. Nós fomos educados a ter esses encontros presenciais e celebrativos, pois são momentos muito aguardados por todos e queremos, de fato, a participação de todos do melhor modo possível”, comenta.
Durante o evento, os diretores salesianos tiveram a chance de participar de leituras em grupo de materiais e sessões de compartilhamento, discutindo temas de grande importância para a eficaz gestão de suas instituições. “A experiência destes dias juntos, aqui em Aparecida, mostrou que o diálogo, o confronto e a troca são muito mais que uma metodologia para aprender conteúdo. Trata-se, antes de tudo, de entrar de ‘corpo e alma’ no ‘syn-odos’, de percorrer juntos a mesma estrada que é também a dinâmica principal da história da salvação, desde Abraão até hoje. O nosso caminho de Família Salesiana torna-se muito mais bonito e verdadeiro quando o reconhecemos como parte do caminho maior que é a Igreja, a humanidade. Este é também o horizonte de ‘Animação e governo da comunidade’: a comunidade da qual somos membros vivos. Em última análise, é este imenso povo a caminho, que é ‘o corpo dele, a plenitude daquele que é a perfeita realização de todas as coisas’ (Ef 1, 23)”, comenta Pe. Silvio Roggia.
Na segunda-feira (31/07), os Diretores participantes do Encontro fizeram uma visita guiada à Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, um dos mais importantes e conhecidos templos católicos existentes no mundo, considerado o segundo maior em tamanho, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, em Roma. O momento ainda contou com uma missa.
Já na quinta-feira (03/08), aconteceu a visita ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, em Guaratinguetá (SP), onde os participantes puderam conhecer um acervo riquíssimo em detalhes, além de terem uma experiência sensorial que registra a história de maneira afetiva, cultural e religiosa das FMA no país.