O Empreendedorismo foi tema da feira do empreendedor realizada na Escola Salesiana São Domingos Sávio. A Escola realizou a Feira JEPP, uma ação que faz parte do Programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos(JEPP), executado pelo Sebrae. Cerca de 500 pessoas prestigiaram a feira.
O JEPP é uma das ações do Plano Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), implantado pelo Sebrae, em uma iniciativa de sua diretoria executiva e articulação, que estabeleceu a educação empreendedora como uma das ações prioritárias do Sebrae no Distrito Federal.
“O comportamento empreendedor deve ser estimulado, uma vez que se trata de um saber essencial para a inserção no mercado de trabalho. Também entendemos que é uma forma de mudar a realidade das pessoas”, ressalta Valdir Oliveira.
FEIRAS
Nas Feiras, os estudantes expuseram e comercializaram produtos e serviços desenvolvidos por eles, como parte da disciplina de educação empreendedora. Na Escola Salesiana São Domingos Sávio, foram envolvidos educandos do 1 º ao 5º ano e da 6ª série ao 3º ano do Ensino Médio onde os mesmos exercitaram o ato de fazer, pensar e aprender, características fundamentais para o comportamento empreendedor.
PRODUTOS
As feiras contaram com tendas, onde cada turma foi responsável por um tema, como ervas aromáticas, temperos naturais, bazar, pinturas e quadros, sacolas ecológicas, brinquedos, artesanato sustentável, plantas, alimentos, além da participação especial de lindos cãezinhos que vieram buscar um lar por meio da adoção responsável.
A proposta do JEPP é fazer que os alunos trabalhem desde a produção à comercialização, estimulando-os assim a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.