Na sexta-feira (13), o Cesam Vitória participou da apresentação dos resultados do Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT-ES). O evento apresentou como são realizadas as abordagens nas feiras livres e os resultados alcançados ao longo de 2024.
O evento contou também comuma homenagem às entidades formadoras, e empresas parceiras que inseriram noprograma de aprendizagem adolescentes encaminhados do projeto. O ápice doevento contou com o protagonismo dos aprendizes do CESAM Vitória em uma apresentaçãomusical.
Durante as ações nas principais feiras livres de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, este ano, foram identificadas crianças e adolescentes trabalhando com comércio ambulante, carregamento de mercadorias, vigilância de carros, dentre outras atividades proibidas para menores de 18 anos. Durante o ano, 246 adolescentes foram contratados por empresas atuantes no Espírito Santo, em contratações mediadas por entidades formadoras como o Cesam.
"Foi um ano de grandes avanços. Nós aumentamos muito o número de adolescentes acolhidos no projeto, aumentamos o número de parceiros. Nosssa avaliação é de que chegamos a mais um ano em que conseguimos concluir essa atividade fim, de tirar os adolescentes da situação de trabalho infantil", avaliou o Auditor-Fiscal do Trabalho, Péricles Rocha de Sá Filho, que é Coordenador Regional de Fiscalização do Trabalho Infantil.
Para Péricles, a atuação das entidades de formação, como o Cesam, e das empresas parceiras foi essencial para o sucesso do projeto. Um dos resultados alcançados graças a esse engajamento é a redução do tempo de espera dos adolescentes atendidos para uma oportunidade de trabalho formal por meio da aprendizagem.
"Para que esse trabalho tenha um resultado efetivo, é preciso que tenhamos celeridade ao disponibilizar uma alternativa de sustento que diverge da situação irregular de trabalho. Ao vivenciar o mercado de trabalho formal, regularizado, com ambientes mais confortáveis e seguros, esse jovem pode alcançar novas perspectivas de futuro. Por isso, a atuação das entidades formadoras é muito importante, porque ela que faz essa ligação entre adolescente e empresa. Nós observamos que o trabalho do Cesam tem se ampliado nesse sentido, com qualidade, isso é muito importante para nós", lembrou o auditor.
A coordenadora socioeducativa e pastoral doCesam-ES, Fernanda Aparecida Chisté, celebrou a participação e a atuação dainstituição.
“O Cesam vai além da formação profissional, formando para a vida de forma integral. Isso casa muito com a atuação do Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, porque além de uma oportunidade segura de inserção no mercado de trabalho, os adolescentes recebem acompanhamento e a oportunidade de construir um novo Projeto de Vida. Acompanhar isso e ver esse resultado é muito gratificante”, frisou Fernanda.
Por meio da aprendizagem, a atuação do Cesam direcionou adolescentes para as empresas:
- Supermercado Perim;
- Hospital São Luiz S/A;
- A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV LTDA;
- Distribuidora Pomar Ltda.
- Banestes S/A;
- Hospital Meridional S/A;
- Maternidade Santa Ursula de Vitória Ltda;
- Fast Nutri Concept Comércio de Produtos;
- Naturais Ltda;
- Hospital e Maternidade São Francisco de Assis S/A;
- Kora Saúde Participações;
- Hospital Praia da Costa S/A;
- Tribunal Regional do Trabalho - TRT-17.
Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil
Desde a criação do projeto pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT-ES), em 2021, o Projeto Feira Livre do Trabalho Infantil afastou 852 crianças e adolescentes do trabalho infantil, dos quais 625, a partir de 14 anos, ingressaram em programas de aprendizagem profissional.
Esses bons resultados renderam um prêmio nacional ao Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil. 1ª Mostra de Boas Práticas em Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, realizado em Brasília.