Oficina de física
No início de outubro, recebemos a visita do DIECIUFF, onde foi realizada a Oficina de Física que tem como nome “Cinematório”, que envolve a junção de cinema e laboratório. O tema se deu através da história de vida e realizações de Michael Faraday.
A oficina foi apresentada para mostrar a evolução da tecnologia e da eletricidade, e um primeiro contato com o conhecimento científico através da história do Faraday, que mesmo com a realidade em que vivia e baixas condições financeiras, se tornou um dos cientistas mais renomados das ciências da natureza.
Os educandos assistiram cenas do filme e logo após, experimentaram na prática os experimentos mostrados na tela e realizaram um debate. Foram realizados quatro experimentos, sendo eles:
- Experimento de Oersted – utilizando fio, pilha de1,5v e bússola;
- Motor Elétrico – utilizando alfinete, bobina de cobre, pilha de 1v, fita isolante e ímã;
- Indução Eletromagnética – utilizando bobina grande de cobre, ímã e multímetro;
- Linhas de Campo – utilizando limalha de ferro,ímã e bandeja.
Palestra sobre emprego e empregabilidade
Com a retomada gradual das atividades, estamos oferecendo algumas palestras para os nossos educandos, para dinamizar um pouco as atividades ofertadas.
Na última semana, foram duaspalestras, sendo: “O que as empresas buscam no jovem de primeiro emprego?” por Leandro Condeixa, (empresário e professor) e a outra sobre “Mercado de emprego e empregabilidade” por Maurício Salkini (administrador e pedagogo social).
Com um bate papo leve e de muita troca, foi possível mostrar aos jovens que a realidade de emprego é para todos, que precisamos ter valores e responsabilidade. E com isso, construiremos nossa jornada pessoal!