O CESAM-ES participou, no dia 15 de dezembro, do evento de apresentação dos resultados do projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região-ES.
Ao longo do ano, o projeto realizou diversas iniciativas com o objetivo de identificar crianças e adolescentes que atuam de forma irregular em feiras livres no Espírito Santo, e encaminhá-los para o mercado de trabalho de forma regular e protegida.
As coordenadoras do Cesam-ES em Vitória, equipe de acompanhamento, articuladora e comercial, participaram do evento. Empresas parceiras do Cesam que aderiram ao projeto, com a inclusão de adolescentes, oriundos das feiras livres prestigiaram o evento e receberam um certificado. São elas: Caixa Econômica Federal, Cesan (Companhia Espirito-santense de Saneamento), Grupo Meridional/Kora Saúde, Supermercados Perim e Banestes S/A.
O evento contou com a presença ilustre do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Evandro Valadão. Atualmente, que coordena o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, e prestigiou especialmente o evento com uma fala repleta de sensibilidade e alinhamento com a realidade de crianças e adolescentes brasileiros que sofrem com a violação de seus direitos e são explorados pelo trabalho infantil.
O projeto é desenvolvido pelo Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (FEAPETI-ES), sob a coordenação do auditor fiscal do Trabalho, Péricles Rocha de Sá Filho, que coordena também a atividade de Combate ao Trabalho Infantil no Espírito Santo.
A solenidade também contou com a participação da Coordenadora Nacional de Fiscalização do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e Emprego, a Auditora Fiscal do Trabalho, Luiza Carvalho Fachin que ressaltou o papel fundamental do trabalho em rede e as parcerias estabelecidas, essenciais para o sucesso do projeto.
O projeto está no terceiro ano de execução e reúne resultados expressivos tanto nas atividades desenvolvidas, inserção dos adolescentes nos Programas de Aprendizagem, integração de apoiadores e profissionais para participação nas ações.
O evento contou com uma apresentação musical de aprendizes do Cesam-ES em Vitória. Ainda durante o evento, foram homenageadas as secretarias de assistência social dos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra, onde o projeto vem sendo desenvolvido. Também foram entregues certificados às entidades formadoras e às empresas parceiras que oferecem vagas para inclusão na Aprendizagem.
Estiveram presentes o Juiz Auxiliar da Presidência do TRT-17, as Juízas Gestoras Regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Representantes do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPE-ES) e também Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES). Além de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego.
*Texto elaborado com a colaboração da educadora e articuladora do Cesam-ES, Patrícia Cuman.