O Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM) na cidade de Belo Horizonte/MG realizou no dia 19/05, um momento formativo para os colaboradores com o educador Tião Rocha, fundador do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), sobre o tema Educação transformadora.
Educador, antropólogo e folclorista, Tião Rocha acumula muitos prêmios por seus projetos que transformaram a vida dos habitantes de diversas comunidades no Brasil e no exterior auxiliando na formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Neste sentido, a metodologia educativa desenvolvida por ele vai de encontro ao trabalho realizado pela Congregação Salesiana, que tem como missão promover o protagonismo dos jovens mais vulneráveis a partir da educação.
A troca de saberes e relatos de vivência educativa, trouxe a dimensão do olhar sobre a perspectiva do indivíduo na atuação do educador. Valorizando os diversos contextos de vida e conhecimentos advindos da própria cultura dos adolescentes e jovens, que devem sentir-se valorizados em sua essência para que se alcance a promoção individual em outros aspectos de sua vida.
Esta sensibilidade na ação educativa se assemelha a prática desenvolvida por dom Bosco, que pode ser compreendida na pedagogia salesiana que prega que “Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito” (Dom Bosco).
O momento formativo trouxe renovação para ação educativa do CESAM/MG, para que vá de encontro ao objetivo de despertar o desejo dos jovens de crescerem e se desenvolverem enquanto protagonistas de suas próprias histórias.
Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Priscila Pelegrino.