Quando lemos a vida dos santos, percebemos que todos eles se preocuparam em fazer o bem a todas as pessoas com as quais entravam em contato. Seguidores do Evangelho, sabiam muito bem que Jesus deu o exemplo, tanto assim que lemos nos Atos dos Apóstolos aquela frase dita por Pedro: “Ele passou fazendo o bem”.
Pois bem, Dom Bosco também foi uma pessoa que passou a vida fazendo o bem. Desde pequeno, o vemos fazendo pequenas ações boas para seus colegas e para os seus amigos. Depois, mais tarde, como padre e educador, quanto bem fez a inúmeros jovens! E este bem se espalhou pelo mundo, pois seus filhos aprenderam dele essa grande lição.
O Reitor-Mor, no seu editorial para este Boletim Salesiano, trata desse assunto. Ele diz que Dom Bosco fez um “bem simples e silencioso”. E nos incentiva, como Família Salesiana, a continuarmos a fazer o bem “juntos porque, acreditem, sentir que não estamos sós, ter a certeza de que muitos de vocês veem com agrado e simpatia o esforço que diariamente fazemos em favor dos outros, dá-nos também muita força humana, que o Bom Deus sem dúvida faz crescer”.
Com certeza esta é também a finalidade desta revista criada por Dom Bosco. Quando ele pensou no Boletim Salesiano, ele queria que divulgasse todo o bem que era feito pela Família Salesiana, que naqueles tempos começava a se expandir pelo mundo.
Recentemente, estiveram reunidos os diretores e editores da revista em Turim, para tratar do tema “O Boletim Salesiano num mundo em mudança”.
No momento, estamos enfrentando muitos desafios em relação a esta revista, que pedem uma resposta: publicar hoje um Boletim Salesiano relevante e significativo na era digital e na Inteligência Artificial; aprofundar a dimensão carismática, salesiana, pastoral, profissional e gerencial do BS e refletir sobre os novos leitores no ambiente digital e sobre as novas realidades do metaverso – um olhar para o futuro.
Este Boletim que o leitor tem em suas mãos procura refletir tudo isso e, ao mesmo tempo, trazer exemplos deste “simples e silencioso bem” que a Família Salesiana faz no Brasil: a Família Salesiana como uma árvore frondosa; o fato de Mamãe Margarida e das Memórias Biográficas, onde Dom Bosco fala como acreditar na Divina Providência; a corresponsabilidade da família na educação midiática; a alegria do encontro na santidade salesiana; a sinodalidade à luz do carisma salesiano; a atuação salesiana e a garantia dos direitos; o que fazemos para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana (Projeto Identità); Feira de Tecnologia e Congresso de Educação Social; os Projetos Culturais das Obras Sociais salesianas do Brasil...