Entre os dias 10 e 12 de julho, os aprendizes do CESAM Goiânia, fizeram uma visita guiada no Bosque dos Buritis para promover sensibilizar sobre o cuidado com a casa comum.

Na grade curricular do Programa de Aprendizagem do CESAM, tem um  módulo dedicado a reflexões associadas à Cidadania com abordagem de temas: Ecologia Integral e Global.  Esse módulo colabora  para o desenvolvimento crítico, cognitivo e afetivo dos aprendizes em relação ao meio ambiente e o cuidado com a Casa Comum. 

O Bosque dos Buritis é um parque urbano situado no Setor Oeste em Goiânia. É o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. É o parque mais antigo da cidade.

Foi projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde. Possui 141.500 metros quadrados, cercado por árvores, lagos e plantas rasteiras. Conta com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos.

O Educador Wallison da Silva, responsável pela atividade, relatou detalhes dos momentos da visita: “Num primeiro momento nos reunimos para a convivência Salesiana de fraternidade e cidadania. Logo após, os aprendizes foram divididos em dois grupos para uma observação guiada onde eles puderam fazer alguns levantamentos acerca do espaço como o uso das lixeiras, ou até mesmo a falta delas, a limpeza do ambiente, os animais que vivem no bosque, dentre outras atividades. O terceiro momento contou com a experiência individual de cada aprendiz e sua interação com o meio ambiente. Encerramos a nossa visita com uma roda de conversa e cada um contribuiu com uma fala acerca de sua experiência pessoal com o meio ambiente.”

"Tive a oportunidade de participar dessa atividade no Bosque dos Buritis, foi um momento extremamente importante para meu bem estar, por vezes estamos tão entretidos com o mundo virtual e nossas rotinas de trabalho, que esquecemos de ter momentos assim junto a natureza. Espero que todas as pessoas possam ter esse tipo de oportunidade. Foi ótimo estar desfrutando desse momento, que o professor Wallison nos proporcionou'. Júlia Pereira de Almeida – 18 anos

"O ambiente é extremamente agradável. O local é ótimo para os amantes da natureza fazendo com que a utilização dos aparelhos eletrônicos seja algo desnecessário perante o entretenimento do parque. A integração com a natureza eleva a qualidade da experiência, mostrando uma rica flora. Para mim foi uma experiência inesquecível". Ricardo Gomes dos Santos – 17 anos

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Vanessa dos Santos Silva Rodrigues.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.