(ANS – Roma) – No próximo sábado, dia 10 de dezembro, das 9 às 10h15, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, concederá uma entrevista ao P. Silvio Roggia sobre a urgência do “Da mihi animas cetera tolle”. A entrevista, que já se tornou um evento anual, faz parte da série de encontros organizados pela Conferência das Inspetorias Italianas (CISI) e pelo Centro de estudos "Obra dos Tabernáculos Vivos" sobre o tema "Que Salesianos para os jovens de hoje?". Este ano será estudada a segunda linha da proposta programática do Reitor-Mor à Congregação Salesiana para o sexênio 2020-2026. A entrevista será realizada e transmitida ao vivo, em italiano, pelos canais sociais da ANS. As versões traduzidas em inglês, espanhol, francês e português, serão disponibilizadas uma hora após a conclusão da transmissão.
O Reitor-Mor responderá às perguntas a partir do contexto atual e da realidade salesiana mundial, reiterando com vigor o que já expressara em sua Proposta Programática após o Capítulo Geral 28: "É necessário e urgente, para nós, que a nossa Congregação viva, respire e caminhe procurando tornar o 'Da mihi animas, cetera tolle' uma realidade no anúncio do Evangelho, em favor dos nossos jovens e para o nosso próprio bem”.
O P. Á. F. Artime aprofundará, portanto, o que se expressou depois do Capítulo Geral 28, enfatizando quatro urgências:
– dar prioridade absoluta ao empenho pela evangelização dos jovens por meio de propostas conscientes, intencionais e explícitas, conscientes de que os Salesianos são convidados a apresentar-lhes Jesus e a Boa Nova do Evangelho para a vida deles;
– ajudar os jovens (e suas famílias) a descobrir a presença de Cristo em suas vidas como chave de felicidade e do sentido da existência;
– acompanhar crianças, adolescentes e jovens em seu processo de educação na fé, para que possam aderir pessoalmente a Cristo;
– ser "verdadeiros educadores": acompanhar, com experiência própria, o jovem no diálogo com Deus na oração e na celebração dos Sacramentos.
Esta será uma ocasião em que o X Sucessor de Dom Bosco poderá reforçar que os esforços titânicos da Congregação não tendem só ao bem da promoção humana e da assistência social; que essas são características necessárias e pertencentes à identidade carismática; mas que, sem o "da mihi animas, cetera tolle", não alcançarão a primeira razão pela qual o Espírito Santo suscitou o carisma salesiano em Dom Bosco: "Fiéis aos compromissos que Dom Bosco nos transmitiu, somos evangelizadores dos jovens" (Const. 6).
A primeira finalidade da Pastoral Juvenil Salesiana é, de fato, a conversão das pessoas ao Evangelho de Jesus Cristo.
A entrevista abordará, portanto, a raiz da essência salesiana: "Não há nada mais sólido, mais profundo, mais certo, mais consistente e mais sábio do que o anúncio de Jesus Cristo" (Christus Vivit, 214).
Para ouvir as palavras e as mensagens do Reitor-Mor sobre este aspecto central da vida salesiana, visite-se o perfil da ANS, no Facebook, e o canal no YouTube.