Como há já vários anos, no dia em que se celebra São Francisco de Sales também se lança o tema do Dia Missionário Salesiano. O deste ano de 2024 é: “Construtores do diálogo”. Depois de ver a colaboração da Comunicação Social e da Pastoral Juvenil, neste ano foi o Setor da Formação a dar uma contribuição fundamental a este percurso.
O diálogo é indispensável em nossa missão salesiana, e é um dos instrumentos que permitiu a Dom Bosco chegar ao coração de tantas pessoas e difundir seu carisma por todo o mundo. O diálogo é, pois, algo a ser construído pelo empenho de todos.
O DMS não é necessariamente um... dia. Importante é propor um itinerário educativo-pastoral, sendo o DMS o ponto culminante, uma como expressão do espírito missionário de toda a CEP. Cada Inspetoria escolhe a data, ou período, que seja mais adequada/o ao seu ritmo e calendário, para viver com plenitude esse momento forte da animação missionária.
Vê-se no pôster um puzzle, ou quebra-cabeça, composto por diferentes pessoas: homens, mulheres, jovens, idosos, leigos, consagrados. Cada um pode dar o seu contributo segundo o próprio estado e segundo a própria cultura: as numerosas etnias que enriquecem o mundo permitem descobrir e apreciar a beleza da diversidade, e aprender a escutar. Tudo isto consente a criação de algo novo, que floresce, precisamente, no diálogo. A parte fundamental do diálogo, antes mesmo de falar, consiste em estar presente - sacramento salesiano da presença - : estar presente com entusiasmo e colocar-se à disposição do outro.
O opúsculo está mais do que cheio de tópicos interessantes, que podem ajudar a refletir sobre como se pode construir o diálogo nos vários âmbitos da nossa vida - da família à formação específica e à comunidade - apresentando experiências de todo o mundo e sob diversas perspetivas: intercultural, intergeracional, congregacional...
A vida do Venerável Simão Srúgi oferece-nos um exemplo brilhante de diálogo. Valdocco se mostra um como laboratório de diálogo intercultural. O encontro com a Samaritana, narrado no evangelho de São João, mostra-nos o modo de dialogar de Jesus. O projeto “Bosco Food”, levado por diante pelo Setor Missões desde alguns anos, coloca no centro a cozinha como ponte de diálogo entre as culturas.
O projeto escolhido para este ano é a construção de um “playground” para crianças, em Lushnjë, na Albânia. Todo o trabalho se acompanha de oração, encontra cumprimento na oração – fonte verdadeira do diálogo.
Dois vídeos acompanham a celebração e a animação do DMS: um destinado aos mais jovens, impactante, que estimula à participação ativa; e outro para os educadores, que faz eco das reflexões contidas no livrete.