(ANS – Roma) – Também neste ano, por ocasião da festa de São Francisco de Sales, o Setor para as Missões Salesianas lança o Dia Missionário Salesiano (DMS) pelo tema “CUIDAR DA CRIAÇÃO – A nossa missão”. Em linha com os tempos, põe-se no centro das prioridades do homem de hoje, em particular do cristão de hoje, o cuidado pela Casa Comum e de todos os aspectos que com Ela se relacionam. Este trabalho é fruto da colaboração entre o Setor para as Missões e o Setor para a Pastoral Juvenil (PJ), sinal da relevância do tema para todos, sem excluir ninguém.
No opúsculo se apontam numerosos tópicos para fotografar, desde variados pontos de vista, o vasto tema da ecologia integral, partindo exatamente da reflexão salesiana que ilustra todo o percurso. Cada uma das contribuições, que são um claro exemplo de riqueza da Igreja, é precedida por uma citação da «Laudato Si’», do Papa Francisco. Do Reitor-Mor ao P. Joshtroom Kureethadam, Coordenador do Setor Ecologia e Criação da Santa Sé, passando por Emanuela Chiang, Referente do Setor para a PJ-Âmbito da ecologia integra, são muitas as testemunhas viventes que nos ajudam a responder ao mandado evangélico do amor incondicional. Alguns aspectos de tipo científico, sociológico e carismático tornam ainda mais ricos os tópicos presentes no texto. As figuras dos mártires Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, junto com Santa Ildegarda de Bingen, impelem-nos a uma dedicação total, e mostram como o motor de tudo seja Deus Criador.
Por fim, algumas propostas concretas: contribuir para um projeto agrícola na Índia e concretizar alguns gestos significativos nas próprias Obras salesianas, com que zelar pelo verde e reduzir o uso da matéria plástica. A oração final acompanha e sigila o trabalho feito e o processo de conversão das mentes e corações, pedindo a inspiração de zelar apaixonadamente e como administradores fiéis, por nossa Casa Comum.
O Pôster, produzido pelo Boletim Salesiano argentino, é um condensado de ecologia integral: a árvore da vida ao centro, com a comunidade cristã reunida à sua sombra pela Palavra de Deus, os povos nativos a colher dos frutos da terra, a aliança entre jovens e idosos a zelarem pelo ambiente, os camponeses que trabalham com simplicidade, e os deslocados obrigados a emigrar por motivos... climáticos.
Fonte: ANS