Buscar soluções para questões mundiais é possibilitar que nossos alunos sejam protagonistas do aprendizado. Nos dias 21 e 22 de outubro, o Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória realizou mais uma edição do Salê ONU com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CSNSV, CSJC e outras escolas convidadas.

 

Os alunos foram distribuídos em comitês simulando uma conferência da Organização das Nações Unidas. Nossos diplomatas representaram seus países, debateram e deliberaram temas de política externa, como: Crise Hídrica na África, Refugiados na Europa, Guerra da Ucrânia e Apartheid na África do Sul.

 

De acordo com Caroline Firmino, professora de História e coordenadora do Salê ONU, retomar esse projeto é possibilitar o protagonismo dos nossos alunos. ”É uma alegria retomar com o projeto do Salê ONU que não acontecia desde 2014. Para essa edição, trouxemos uma nova vertente, mais atualizada, muito mais dinâmica. Criamos uma estrutura um pouco mais ampla com 210 participantes, divididos em cinco comitês.

O Salê ONU contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento, a capacidade de relacionamento, diálogo e solução de problemas e imprevistos. É um projeto pedagógico-cultural com concepção abrangente de aprendizado e compreensão dos acontecimentos mundiais e envolve diversas disciplinas.

Para o professor Patrique José dos Santos, professor de História, “a ideia é justamente criar uma dinâmica muito mais próxima do aluno, na qual ele desenvolva todo seu protagonismo, pesquise e estude os temas que perpassam sobre as questões mundiais. Dessa forma, desenvolve mecanismos que possibilitam criar uma visão de cidadão global que reflita questões no aspecto mundial. Além disso, está de acordo com os valores Salesianos e, principalmente, voltado para as questões humanitárias”.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.