O Coral Bittencourt de Pará de Minas foi fundado aos 18 de dezembro de 2002 pelo Regente Samuel Lopes e seis coadjutores, inspirados num desejo do Saudoso e
Reverendíssimo Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt. Declarado como Órgão de Utilidade Pública, em seus 20 anos de caminhada vem promovendo vários eventos em sua cidade e região.
Desde 2005, tem dado uma atenção especial aos compositores do Brasil Colônia e Império. Em julho de 2008, o Coro participou com outros corais mineiros no Projeto Quatro Cantos do BDMG na Praça da Liberdade em Belo Horizonte.
Em março de 2010, a Instituição realizou o projeto “Patrimônio Musical”, o qual resgatou a obra de compositores do século XIX das cidades de Onça de Pitangui e Pitangui. Em julho do mesmo ano, o Coro realizou o Projeto “Música nos Extremos”, com ênfase na popularização da música-coral em comunidades urbanas e rurais. Em setembro de 2010, o Coral Bittencourt se apresentou no Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte e II Circuito de Corais de Pará de Minas.
Em novembro, o grupo participou do VIII Encontro de Corais de Mariana “Vozes que Cantam”. No ano de 2011, o Coral Bittencourt participou do VI Encontro de Corais da ALMG (Assembléia Legislativa de Minas Gerais). Em novembro do mesmo ano foi homenageado com o Troféu Nossa Gente pela Prefeitura Municipal de Paráde Minas.
Em 2011 e 2012 promoveu a Série de Música Sacra, com apresentações nas cidades de Pará de Minas, São João del Rei, Lagoa Dourada, Mariana e Sete Lagoas. Em dezembro de 2012 inaugurou a Série Sons do Natal com valorização do repertório clássico natalino e sua veiculação em cidades mineiras. No repertório da Associação destacam-se o Te Deum das Matinas de São Pedro de José Maurício Nunes Garcia, a Missa em Dó Maior de Franz Schubert, coros de Óperas e obras de compositores mineiros dos séculos XVIII e XIX, tais como, Lobo de Mesquita, Francisco Martiniano de Paula Miranda, Marcos Coelho Neto, Manuel Dias de Oliveira, Padre José Maria Xavier dentre outros.
O acervo de peças do Coral Bittencourt também permeou composições de Pe Geraldo Martins Lisboa, como a Missa de Nossa Senhora das Dores, além de peças do patrono Cônego Hugo Bittencourt, dentre outras músicas populares brasileiras e estrangeiras. Atualmente o coro conta com 30 cantores sob a regência e direção artística do maestro Samuel Lopes.