Na última terça-feira (21/02), faleceu o padre Braz Carnielle, aos 92 anos, em Vitória- ES. Natural de Venda Nova do Imigrante, o salesiano tinha 71 anos como religioso e 62 anos de ordenação sacerdotal.
O velório do padre foi realizado na Capela São João Bosco, no Forte São João. Na manhã de quarta-feira (22/02), foi celebrada a Missa de Exéquias, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin Lustoza, Dom Décio Sossai Zandonade, padres salesianos e diocesanos. Ao final do dia, foi realizado o sepultamento no distrito de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, cidade natal do salesiano, onde também foi celebrada uma missa de corpo presente.
Durante a Missa de Exéquias, presidida pelo Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, ele destacou o carisma para trabalhar na evangelização dos jovens. “Hoje, nos reunimos para agradecer o dom da vida e do ministério presbiteral de nosso irmão padre Braz Carnielle, que tanto nos enriqueceu com a fecundidade de sua presença. Muitos são os relatos que ouvi desde que aqui cheguei sobre a presença e o serviço ministerial deste nosso irmão”.“Alguém que se colocou disponível para assumir missões a ele confiadas, pela congregação e junto à nossa Arquidiocese, quando atuou como coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Reconhecemos também o zelo com o qual ministrava os sacramentos e a sua alegre presença junto aos jovens com quem dialogava e se encontrava com frequência”, acrescentou ainda.
A missa de Sétimo Dia será realizada na próxima segunda-feira, dia 27/02, às 6h30 e 19h30, na Capela São João Bosco, no Forte São João.
Trajetória de vida do Pe Braz
Pe. Braz Carnielle nasceu em 02 de dezembro de 1930, na cidade Conceição do Castelo, Estado do Espírito Santo. Filho de Francisco Carnielle e Ângela Destefani, fez sua Primeira Profissão Religiosa em 31 de janeiro de 1952, em Barbacena (MG), e Profissão Perpétua em 16 de janeiro de 1958, em Cachoeira do Campo (MG). Entre 1952 e 1954, cursou Filosofia no Estudantado Filosófico de São João Del Rei (MG).Exerceu o tirocínio (assistência) em 1955 em São João Del Rei (MG), em 1956 em Pará de Minas (MG) e em 1957 em Santa Bárbara (RJ). Entre 1958 e 1961, estudou teologia no Instituto Pio XII, em São Paulo. Foi ordenado Diácono em 12 de março de 1961 e Presbítero em 08 de dezembro de 1961, ambos em São Paulo (SP).
Faleceu em Vitória (ES), em 21 de fevereiro de 2023, aos 92 anos de idade, dos quais 71 anos como religioso salesiano e 62 anos como padre. Para o Diretor da Presença Salesiana de Vitória, Pe Marcelo Vicente de Paula, “Ele, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, foi um ministro amoroso dos sacramentos e um pastor compassivo no acolhimento aos pobres e no convívio alegre com as juventudes. Assim, com a fé em Cristo que o chamou a participar do seu sacerdócio, compreendemos a história vocacional do Pe. Braz, cujo ministério entregamos hoje como oferta agradável ao Senhor, com o coração cheio de tristeza, mas, com jubilosa esperança e gratidão. Nós confiamos a tua alma à Mãe de Deus, tua Mãe, que o guiou todos os dias e o guiará agora à glória eterna do Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor”.