Reunião da Comissão Inspetorial da Família Salesiana
No dia 18 de março reuniu-se a Comissão Inspetorial da Família Salesiana sob a condução do Pe. Pedro José da Trindade, SDB, delegado Inspetorial da Família Salesiana e os representantes dos demais grupos presentes no território da Inspetoria São João Bosco, a saber:
* Filha de Maria Auxiliadora - FMA,
* Salesianos Cooperadores - SSCC,
* Associação de Maria Auxiliadora - ADMA,
* Associação Damas Salesianas - ADS,
* Voluntários com Dom Bosco - CDB,
* Voluntárias de Dom Bosco - VDB,
* Comunidade Canção Nova - CN,
* Federação dos Ex-alunos de obras dos SDB – EX-ALUNOS SDB,
* Federação dos Ex-alunos das obras das FMA – EX-ALUNOS FMA.
Na parte da manhã a reunião foi conduzida pelo Pe. Ádano que conduziu um retiro refletindo acerca da Campanha da Fraternidade 2023 (Fraternidade e Fome) e nos provocou, como família salesiana a “dar de comer” à juventude que nos forem confiadas. Neste retiro foi garantido um dos pilares da Espiritualidade salesiana: Eucaristia (pela celebração e adoração).
Na parte da tarde o objetivo desta reunião foi continuar a elaboração de projetos e atividades que visem responder as duas opções centrais da Família Salesiana previstas no PEPSI, a saber:
1) Tornar conhecida a Família Salesiana
2) Garantir o trabalho da Família Salesiana junto às juventudes, sobretudo a mais vulnerável.
Muitas novidades estão sendo propostas como atividades e projetos para este primeiro triênio em sintonia com o PEPSI (Projeto Educativo Pastoral Salesiano Inspetorial) e o POI (Projeto Orgânico Inspetorial).
Pe. Pedro José da Trindade nos informou acerca de alguns desses projetos:
“o que eu posso antecipar por hora é que retomaremos o informativo mensal da família salesiana por ocasião do dia mensal de oração pela Família Salesiana – dia 16 de cada mês. Também podemos já antecipar que nos dias 18 a 20 de agosto teremos os encontros regionais da Família Salesiana com um cunho vocacional e voltado a responder a uma das opções centrais que é tornar a família salesiana mais conhecida. Os encontros acontecerão simultaneamente, sendo um na região litorânea da Inspetoria, outro na região do planalto e o outro na região central (Minas Gerais). Em breve divulgaremos outros projetos relevantes que serão implementados nos próximos três anos”.
A reunião da comissão encerrou-se com a recita do terço, garantindo o pilar mariano da espiritualidade salesiana.