(ANS - Turim) - Com a mesma simplicidade e naturalidade de um encontro entre um pai e sua família, foram abertos os XLI Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2023 (DEFS 2023), no Teatro Grande de Valdocco, em Turim. Foi com muita e sincera afabilidade que o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco – ‘Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana’ - ilustrou o tema da Estreia para 2023 – “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA DE HOJE - A dimensão laical na Família de Dom Bosco" - ato inicial da caminhada de reflexão a ser desenvolvida nos próximos dias do evento.
Apresentado pelo ex-aluno húngaro Marton e pela animadora italiana Federica Ambrogio, o evento foi aberto com algumas palavras de boas-vindas e saudações do P. Leonardo Mancini, Superior da Circunscrição Especial do Piemonte-Valle d'Aosta, e do P. Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana (FS).
“O fermento salesiano é único e original, porque assim foi criado e oferecido a nós pelo Espírito Santo. Ele está vivo! É feito de razão, religião e amorevoleza. Ele é fagulhas de sonhos – sonhos inspirados por Deus – e está concentrado no Céu, porque é de lá que ele vem. Impele a ações extraordinárias de caridade pelas crianças e jovens em todo o mundo e quer ser colocado entre crianças e jovens em todo o mundo (….). O fermento salesiano não se compra, apenas se oferece: é grátis. O Espírito o dá, e quem o recebe é chamado a repassá-lo com abundância!”, disse o P. Mancini através de uma série de imagens sugestivas.
O P. Playá, por sua vez, destacou o vínculo que existe entre a Estreia deste ano e a anterior, de 2022, uma vez que a mensagem deste ano identifica "um dos eixos centrais da espiritualidade de Francisco de Sales: a dignidade da vocação laical, chamada à santidade porque Deus chama todos a viver a plenitude do Evangelho". Avançando na reflexão, acrescentou de forma exortativa: “Observar como Dom Bosco envolve os leigos em sua missão educativa e contemplar a amplitude de sua visão carismática - deve guiar-nos na reflexão destes dias”.
Após um momento de oração e cânticos, entoados em diversos idiomas, o P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, recapitulou, antes de declarar oficialmente encerrado o ano a ele dedicado, alguns momentos marcantes dos últimos 12 meses, vividos sob o signo do 400° Aniversário de Morte de S. Francisco de Sales.
A cerimônia ganhou vida com a projeção do vídeo da Estreia. Ao apresentá-lo, o P. Á. F. Artime recordou a gênese do lema deste ano, fruto de uma “grande convergência” entre todos os participantes da Consulta Mundial da FS, realizada em maio do ano passado para aprofundar a dimensão laical da Família Salesiana.
No vídeo, filmado no mesmo Teatro Grande de Valdocco, o Reitor-Mor interage com leigos e jovens e reitera a necessidade da colaboração entre leigos e religiosos para a construção do Reino de Deus, realidade que, assim como o fermento, é aparentemente pequena, mas que nas mãos de Deus tanto pode fazer pela realidade concreta de tantas pessoas.
À medida que as imagens iam avançando, ficou claro que o objetivo final da ação de Dom Bosco - a salvação dos jovens e a transformação da sociedade - hoje na Família Salesiana já se realiza em muitos casos, graças ao trabalho de muitos leigos, como o ‘rapper’ mexicano Eric Ponce, que canta para a educação de crianças em situação de rua, em Ciudad Juárez; ou Giovanna Bruno, Salesiana Cooperadora e Prefeita de Andria, que escolheu "as pessoas no centro" como lema de seu compromisso político.
“Precisamos do olhar dos leigos para santificar o mundo a partir de dentro”, recorda o Reitor-Mor, no vídeo, ao citar diversos exemplos de santidade leiga: Atílio Giordani, Doroteia Chopitea, os mártires de Poznan, Mamãe Margarida e obviamente Artêmides Zatti, salesiano irmão, canonizado no ano passado precisamente por seu compromisso ‘laical’ entre os doentes. Aceitar e transformar a realidade presente; sermos humanos portadores de humanidade; e, por fim, viver a santidade – seguir estas três linhas do vídeo – : eis a que são chamados os Leigos - consagrados ou não - na FS.
Após o visionamento, o Reitor-Mor ainda pôde responder a algumas perguntas - vindas do próprio anfiteatro e também do mundo inteiro - para aprofundar diversos aspectos específicos da Estreia: a dimensão global da Família Salesiana a serviço da FAMÍLIA HUMANA; a formação dos leigos no compromisso sociopolítico; o esforço de "ser fermento" mesmo nas condições adversas de que muitas vezes a massa é feita; a possibilidade de atingir o coração das pessoas no dia a dia, mesmo sem ter o poder da grande mídia; e a complementaridade como riqueza da diversidade na FS.
A primeira sessão dos DEFS 2023 se encerrou quer com a apresentação, feita pelos próprios autores - o português Nuno Quaresma e o espanhol Agustín de la Torre - dos dois Pôsteres da Estreia quer com a exibição de um vídeo de apresentação do 5º Grupo da Família Salesiana: os Ex-alunos de Dom Bosco (EXA-DB).