Aconteceu, entre os dias 16 a 27 de janeiro de 2023, mais uma edição da Colônia de Férias do Centro Juvenil São Domingos Sávio, da cidade de Pará de Minas/MG.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, o Centro Juvenil contou com a participação das crianças e adolescentes do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF). PROMAF AABB Comunidade, PROMAF do Bairro Walter Martins e PROMAF do Bairro JK.

O Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF), é um espaço público, destinado à convivência de crianças e adolescentes com faixa etária entre 6 a 15 anos.

Assim, participaram 193 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, sendo 120 educandos do Centro Juvenil e 73 educandos de outros projetos sociais do município.

Educadores, voluntários e pré-noviços salesianos animaram a Colônia de Férias durante as duas semanas de execução do projeto.

Na primeira semana da Colônia, aconteceram as oficinas de férias: oficina de bolhas de sabão, oficina do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, oficina de videogame, oficina de Lettering, Oficina de Pinturas faciais, oficina de culinária e oficinas de jogos e brincadeiras.

Na segunda semana, aconteceu a famosa Gincana Molhada do Salê com brincadeiras como: Mangueira Maluca, O Chafariz, Circuitos Molhados e o Reizinho.

“Para facilitar a realização das provas, bem como o acompanhamento e a assistência presença, os participantes foram divididos em dois turnos: de manhã, participaram as crianças de 6 a 10 anos e à tarde, crianças e adolescentes de 11 a 16 anos.” Diz Ana Paula, Gerente Socioeducativa e Pastoral do Centro Juvenil.

“Gostaria de agradecer, pois aqui é um lugar muito bom onde fiz muitos amigos.” Diz Brian Silva, 9 anos, educando.

Segundo os educadores do Centro Juvenil, a Colônia de Férias oferece muito mais do que alimentação, transporte e lazer. Oferece formação, desenvolvimento, convivência, segurança e alegria!

Como todos os anos, há um tema que norteia todas as atividades. O tema deste ano foi: “No ritmo da paz” e o lema: Não ao ódio, sim ao amor!

O tema vai de encontro com o momento atual onde, principalmente no Brasil, os discursos de ódio tem incitado e levado à violência.

Além do tema e lema, há também os subtemas relacionados à Colônia de Férias. Cada dia com seu respectivo subtema e uma cor correspondente.

A cor branca, escolhida para o primeiro dia, representa “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar.

Essa notícia foi elaborada pela Ana Paula Auxiliadora Carvalho dos Santos.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.