O movimento Agenda 227 é uma iniciativa apartidária da sociedade civil brasileira que busca colocar crianças e adolescentes no centro das políticas públicas, visando à construção de um Brasil mais justo, inclusivo e sustentável. Ele tem como base o artigo 227 da Constituição Federal, que garante prioridade absoluta à população de 0 a 18 anos.
O evento intitulado “Encontro pelas Crianças e Adolescentes de Belo Horizonte” propôs nesta terça feira, 16/09, um debate com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, com a participação ativa de adolescentes e jovens da cidade através da elaboração das perguntas para o debate.
A candidata Duda Salabert, o candidato Rogério Correia,Wanderson Rocha e o candidato a vice-prefeito, Paulo Brant, marcaram presença, além de adolescentes e jovens do Cesam-MG, Rede Cidadã, Projeto Cariúnas e Centro Juvenil Salesiano.
Abordando temáticas como o combate ao trabalho infantil, a violência e o abuso doméstico contra crianças e adolescentes, e a prioridade absoluta para políticas públicas relativas à infância e adolescência, os candidatos tiveram a oportunidade de ouvir a juventude, expor suas propostas e se comprometerem com as pautas apresentadas.
O encontro contou com apresentações musicais do Projeto Cariúnas, que promove a transformação social através da arte, e do Cesam, que desenvolve um trabalho de nucleação musical com os aprendizes atendidos pela obra.
Representantes das organizações e do Ministério Público também compareceram, reforçando a importância e urgência do evento, que demonstrou o poder do diálogo entre jovens e tomadores de decisão para moldar o futuro de Belo Horizonte.