No Colégio Salesiano Santa Rosa, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais são envolvidos em diversas campanhas sociais ao longo do ano letivo. Nesse sentido, os alunos do 6º ano trabalharam de forma consciente, respeitosa e empática os ensinamentos de Dom Bosco em relação à filosofia salesiana do Pátio.
Durante as aulas de Matemática, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a origem das moedas: o contexto histórico, as diferenças culturais, os motivos e as razões que levaram as moedas serem o que nós conhecemos hoje. Por conta disso, as turmas foram desafiadas e pensarem e criarem do zero suas próprias moedas. E através de uma votação, decidiram que a moeda “Dom” seria utilizada na Feira de Matemática, Ciências e suas Tecnologias, que aconteceu nas últimas semanas. No evento, eles fizeram um câmbio, trocaram o “Dom” pelo “Real”, e venderam produtos de empresas que eles mesmos criaram. Alguns produtos foram desenvolvidos nas aulas de Ciências, utilizando materiais recicláveis.
Todo o valor arrecadado na Feira, através dessa proposta, foi doado para o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida (CEJOMM). E isso aconteceu durante o Projeto Integração.
O Projeto Integração intitulado “Juntos no Pátio”, teve como proposta reunir os alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa e os educandos do Centro Juvenil, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. Nesse dia, os Professores Salesianos e Educadores do Oratório trabalharam a filosofia do Pátio por meio de brincadeiras, propostas pelos professores de Educação Física, como a Queimada, a Ameba, entre outras. Além disso, houve um momento de reflexão e diálogo entre os jovens.
Para a Educação Salesiana, o conceito do Pátio é muito importante, pois é o espaço de convivência e descanso, onde os estudantes podem brincar e dialogar (com a supervisão de um educador). Além disso, é um lugar que pode ser utilizado para a realização de atividades pedagógicas, enriquecendo o ambiente escolar.