Na quinta-feira da semana anterior, dia 16 de fevereiro, o Colégio Salesiano Jardim Camburi promoveu uma formação especial para seus educadores sobre a Campanha da Fraternidade 2023. O tema da campanha deste ano é "Fraternidade e fome" com o lema "Dai-lhes vós mesmo de comer" (Mt 14,16), o momento foi ministrado pela assistente social e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ana Petronetto.
Durante o encontro, a palestrante abordou os principais objetivos da campanha e o contexto de país em que ela se insere. A campanha é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no tempo da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa, buscando conscientizar a população sobre a realidade da fome no Brasil e no mundo, além de propor ações concretas para combatê-la.
Os educadores participantes puderam refletir sobre o papel da escola e da educação na promoção da solidariedade e do cuidado com o próximo, bem como discutir estratégias para sensibilizar os alunos sobre a importância da luta contra a fome.
"A pobreza e a fome são problemas estruturais da nossa sociedade. É preciso um grande esforço e uma força de vontade política para resolver essa questão. Nós professores temos um papel de construir e buscar essa conscientização a cada dia. A construção dessa consciência crítica é também papel da escola, do professor, no cotidiano", afirmou a palestrante Ana Petronetto.
Ao fim da palestra ministrada pela convidada, os educadores foram separados em grupos e convidados a assistir e debater sobre vídeos distintos, relacionados ao tema da fome e da pobreza no Brasil. Após, cada grupo apresentou aos demais as conclusões retiradas de cada debate.
"Essa reflexão, em profundidade, é um elemento que nos faz enxergar a dor do outro, perceber o outro na sua adversidade, na sua complexidade humana e existencial", ressaltou o coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, o padre salesiano Ivan Artur Lima de Faria.
Campanha da Fraternidade 2023
O lançamento oficial da campanha pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu nesta Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro. A Campanha da Fraternidade de 2023, com o tema: “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16), incentiva as comunidades católicas a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus.
Na ocasião o Papa Francisco enviou aos fiéis brasileiros uma mensagem para o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2023.
É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome.
A íntegra da mensagem pode ser conferida no site da agência de notícias oficial do Vaticano.