No início do mês de agosto, os estudantes das primeiras séries do Ensino Médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi escolheram um dentre os três componentes curriculares que integram as eletivas do Novo Ensino Médio no segundo semestre. Das três opções, duas são desdobramentos de projetos já tradicionais realizados pela escola, enquanto a última é um projeto repleto de novidades.
Seguindo a formulação do Novo Ensino Médio, em vigência no Brasil desde o início do ano letivo, os estudantes puderam escolher as disciplinas que cursarão ao longo do segundo semestre do ano. As três opções são: Salê Cultural, Projeto Cosméticos e Startup. As opções foram apresentadas aos alunos pelos professores organizadores de cada área.
“A elaboração e a aplicação das eletivas neste segundo semestre acontece agora já com a vantagem de toda a experiência do que aprendemos durante o primeiro semestre. Tem sido muito satisfatório acompanhar o desenvolvimento e o compromisso com que os estudantes estão se adaptando a essa nova dinâmica de ensino”, destaca a supervisora de Ensino Médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Fabíola de Almeida.
O já tradicional Salê Cultural, antes um projeto extracurricular, agora passa a funcionar como componente curricular eletivo do Novo Ensino Médio. Durante as aulas, os alunos que fizeram essa opção vão estudar os movimentos culturais e artísticos brasileiros com foco na música popular, desde a origem de diversos movimentos até os cenários mais recentes. Tudo relacionado aos conhecimentos nas áreas de ciências humanas e linguagens.
Outra eletiva que resulta de um projeto já bem conhecido e querido entre estudantes, professores e colaboradores é o Projeto Cosméticos. Nele, os alunos colocam a mão na massa para elaborar e produzir produtos cosméticos como sabonetes e hidratantes, desenvolvendo marcas, embalagens, fórmulas químicas, até a entrega do produto final. O processo é todo voltado para colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula na disciplina de química.
A estudante Melissa Almeida, do 1° ano B, optou pela eletiva Startup, que é a novidade da vez: nela, os estudantes vivenciam o passo a passo para desenvolver e lançar uma empresa. “Esse é um projeto que me atraiu porque envolve a matemática financeira, que eu gosto e que sei que vai ser muito útil em qualquer carreira profissional que eu for seguir. Além disso, estou empolgada porque confio muito na professora Margareth, que apresentou a eletiva e sei que vai ser muito legal”, explicou Melissa.
Durante a eletiva Startup, os estudantes aprendem todos os conceitos e vivenciam os desafios da realidade do empreendedorismo, acompanhando e aplicando também os conhecimentos aprendidos em sala sobre matemática e educação financeira.