Cultivar nos alunos e educadores o conceito de pátria, resgatar o patriotismo e desenvolver atitudes de respeito aos símbolos nacionais brasileiros. Foi com esses objetivos que o Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá desenvolveu uma programação especial para a Semana da Pátria.
Celebrar a Semana da Pátria é mais do que lembrar um momento histórico é uma oportunidade de reflexão sobre o verdadeiro sentido da independência do nosso país.
Neste período do ano, todos são convidados a pensar sobre o papel de cidadão na construção de uma nação justa e próspera.
Em sala de aula e fora dela, os alunos puderam conhecer, entender e discutir o que, de fato, constitui ser brasileiro, valorizar e defender a história e planejar ações para, juntos, construírem um futuro melhor para todos!
A Semana da Pátria, que aconteceu entre os dias 02 e 06 de setembro de 2024 incluiu momentos patrióticos com execução do Hino Nacional Brasileiro e apresentações diversas dos alunos, envolvendo arte literária, musical e muito mais.
Cidadania e Dom Bosco
Para a educação e a evangelização dos jovens, a Família Salesiana herdou o binômio “bons cristãos e honestos cidadãos”.
Dom Bosco, em seus preceitos, deixou um grande legado quanto à conservação da cidadania em cada atitude diária de cada ser humano. Por isso, todo educador salesiano leva a tarefa de saber repassar aos alunos a história de vida de Dom Bosco, mostrando-lhes os exemplos das atitudes por ele tomadas e que influenciam até hoje na vida de cada um.
O civismo é uma atitude que se aprende e uma conduta que se desenvolve para a vida toda. Assim, ensinar os estudantes sobre a história e respeitar o país onde nasceram faz parte da formação de pessoas que buscam por fazer do Brasil um lugar melhor para viver.
Ações durante a Semana Cívica
Durante toda a semana, no “Bom Dia”, além de apresentações musicais,de poemas e leituras de textos, a Bandeira Nacional, a do Estado De Minas Geais e da Cidade Araxá, foram hasteadas no pátio do colégio, ao som do Hino Nacional, com o objetivo de fortalecer, junto aos alunos e educadores, o conceito de cidadania e respeito aos símbolos da pátria.
Para essas celebrações, o colégio recebeu representantes da Polícia Militar e do Tiro de Guerra da cidade.
No “Boa tarde”, agraciado com o lindo pôr do sol, que é visto do pátio do Colégio, as turmas do vespertino também celebraram os símbolos cívicos, com apresentações teatrais e musicais, execução do Hino Nacional e arreamento das bandeiras.
“O amor à Pátria deve ser revelado no dia a dia e como escola, temos papel fundamental nesse processo de educação e conscientização cívica de todos os nossos alunos”, contou a Diretora Pedagógica Maria Cristina.