No dia 07/06/2024 foi eleita em plenária extraordinária do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CEDCA MG, Andressa de Oliveira Lima, colaboradora e representante da Inspetoria São João Bosco(ISJB - Salesianos), para compor a mesa diretiva assumindo a presidência deste conselho.

A equipe da diretoria executiva para o mandato de 1 ano e meio será composto:

Presidência: Andressa de Oliveira Lima (Inspetoria São João Bosco- ISJB - Salesianos )  

Vice-Presidência: Giselle da Silva Cyrillo (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública.-SEJUSP)

Secretária Geral: Paula Cristina Vieira (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais / Subsecretaria de Assistência Social -SEDESE/SUBAS).

Segundo a Andressa Lima “Muitos são os desafios, mas desejo continuar representando nossas crianças e adolescentes nessa importante missão de zelar pela garantia de seus direitos. Agradeço a ISJB pela confiança no meu trabalho e por permitir que faça sua representação e aos conselheiros do CEDCAMG pelo apoio nesta eleição.”

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) 

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) teve sua criação amparada no art. 88, inciso II, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal8.069/90, que, seguindo a esteira de pensamento da Constituição Federal de1988, introduziu no ordenamento jurídico a gestão pública das políticas em diversas áreas, por meio da co-participação de entidades civis, representantes da sociedade, e do poder público.

Em Minas Gerais, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente foi criado pela Lei Estadual 10.501, de 17 de outubro de 1991, que o vinculava à estrutura orgânica da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social (SETAS), conforme o artigo 6º:

Artigo 6º - Fica criado, na estrutura orgânica da Secretaria de Estado do Trabalho e a Ação Social, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, como órgão deliberativo e controlador das políticas e das ações em todos os níveis de atendimento aos direitos da criança e do adolescente.

O CEDCA-MG teve seu efetivo funcionamento com o ato de posse dos primeiros conselheiros, em 19 de dezembro de 1991, sendo Hélio Garcia, Governador de Minas, e Tarcísio Delegado, Secretário de Estado do Trabalho e Ação Social.

Inspetoria São João Bosco ( Salesianos)

Há 76 anos de fundação, a Inspetoria São João Bosco foi reconhecida pelo 5º ano como uma das 100 melhores ONG´S para se doar no Brasil. Em sintonia com seu fundador, São João Bosco (Dom Bosco), dedicam-se à educação e à evangelização das juventudes em situação de risco social nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.

Ação Social dos Salesianos

A Ação social desenvolvida pela Inspetoria São João Bosco / Salesianos é composta por 9 unidades sociais integradas que atendem crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social  nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. 

Conheças as unidades sociais 

Centro Juvenil

Centro Juvenil Salesianos 

Os Centros Juvenis Salesianos integram as iniciativas e projetos promovidos pela Ação Social da Inspetoria São João Bosco e tem como objetivo garantir acesso de crianças e adolescentes à direitos básicos, como:  educação, alimentação, esporte, lazer e cultura nas cidades de Belo Horizonte-MG, Pará de Minas-MG, Campos dos Goytacazes-RJ, Niterói-RJ e Palmas-TO.

Minas Gerais

Belo Horizonte    https://www.salesianos.br/unidade/centro-juvenil-dom-bosco

Pará de Minas Gerais  https://www.salesianos.br/unidade/centro-juvenil-sao-domingos-savio

Rio de Janeiro 

Niterói https://www.salesianos.br/unidade/centro-juvenil-mamae-margarida

Campos dos Goytacazes - https://www.salesianos.br/unidade/centro-juvenil-sao-pedro

Tocantins

Palmas - https://www.salesianos.br/unidade/centro-juvenil-salesiano-dom-bosco

CESAM  

O Programa de Aprendizagem do CESAM tem como missão promover o desenvolvimento de habilidades e competências que favorecem a autonomia, a cidadania e protagonismo de adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão no mundo do trabalho.

Nos últimos 10 anos as quatro unidades salesianas do CESAM ultrapassaram os 45 mil atendimentos com o objetivo de  colaborar para inserção de adolescentes e jovens de forma protegida no mercado de trabalho. Além disso, o CESAM tem participação ativa nos espaços de incidência política municipal, estadual e federal. 

Minas Gerais  https://www.salesianos.br/unidade/cesam-mg

Espírito Santo https://www.salesianos.br/unidade/cesam-es

Distrito Federal https://www.salesianos.br/unidade/cesam-df

Goiás  https://www.salesianos.br/unidade/cesam-go

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.