Na noite do último domingo (08), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se pronunciou, por meio de sua conta conta oficial no Twitter, a respeito dos ataques ocorridos em Brasília (DF), perplexa com as graves e violentas ocorrências sobre os atos antidemocráticos e de vândalos que invadiram e destruíram os prédios públicos, que simbolicamente representam o Estado brasileiro: as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
A presidência da CNBB pede serenidade, paz e o imediato cessar dos ataques criminosos ao Estado Democrático de Direito. "Estes ataques devem ser imediatamente contidos e seus organizadores e participantes responsabilizados com os rigores da lei. Os cidadãos e a democracia precisam ser protegidos”, disse a mensagem.
Outros organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil com a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), divulgaram notas em que repudiam os atos antidemocráticos que provocaram as invasões e depredações às sedes dos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário, na tarde deste domingo, 8 de janeiro, em Brasília.