O Cesam realizou, na primeira semana de novembro, o II Encontro de Famílias, encerrando a programação do evento junto às famílias dos aprendizes no ano de 2024. A atividade propôs que as famílias compartilhassem parte das vivências e transformações dos aprendizes incentivadas pelo Programa de Aprendizagem.
Essa perspectiva proposta posiciona cada família como um instrumento valioso e colaborativo o desenvolvimento mútuo, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco, que propôs, em suas próprias palavras “quem quiser trabalhar com o fruto deve ter a caridade no coração e a paciência no agir”.
O evento reuniu cerca de 45 familiares de aprendizes, presencialmente, no auditório da Presença Salesiana de Vitória, para partilhar e refletir sobre a família e o mundo do aprendiz.
As atividades se iniciaram com a recepção e boas-vindas da coordenadora Socioeducativo Pastoral do Cesam, Fernanda Aparecida Chiste de Andrade, e da assistente social, Adriana Ferreira Pompermayer.
Em seguida, André Cardoso Lopes, Assistente de Pastoral da Presença Salesiana de Vitória ES, propôs uma reflexão sobre o texto bíblico da Carta de Paulo aos Romanos:
"Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).
A reflexão traçou um paralelo entre o trecho e o trabalho realizado pelos educadores que, assim como Paulo, buscam esclarecer aos jovens o objetivo de suas vidas, não permitindo que percam o foco.
"Essa transformação e a trajetória até que os jovens alcancem esses objetivos, precisam ser guiadas por uma harmonia entre os educadores do Cesam e os familiares dos jovens, fazendo com que o resultado seja ainda mais eficaz e positivo”, destacou André.
A assistente social Adriana Ferreira Pompermayer compartilhou com as famílias presentes o relato pessoal sobre seu filho, antes e depois do Programa de Aprendizagem. Os familiares e responsáveis presentes também puderam participar do momento, manifestando suas apreciações e opiniões acerca das reflexões propostas.
Encerrando o encontro, a aprendiz Taina da Silva Lemos surpreendeu e emocionou a todos, com seu depoimento e apresentação musical.
"A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, ter respeito, fé solidariedade, companheirismo e outros sentimentos", concluiu a aprendiz.