Os aprendizes do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM Minas) e os atendidos do Centro Juvenil Salesiano Belo Horizonte tiveram uma segunda-feira diferente. O dia foi destinado a atividades de conscientização do bullying, pois no último domingo (07/04) foi o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.
No CESAM Minas a atividade foi dívida em momentos. O primeiro momento foi dentro da sala de aula, onde começou falando sobre a LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015. Destaca-se em seu artigo 1º fala que “É instituído o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, a ser celebrado, anualmente, no dia 7 de abril”.
Para iniciar a conversa foi passado um breve vídeo de reflexão, logo após, foi falado da LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015, onde foi conceituado a definição do bullying e seus tipos. E também sobre as políticas anti-bullying. Alguns aprendizes comentaram de situações que já passaram e que na escola onde eles estudam, o tema é abordado muito superficialmente.
Separados em pequenos grupos os aprendizes discutiram entre eles e escreveram propostas e estratégias que o CESAM pode promover para combate o bullying dentro da instituição, onde os mesmos serão estudados e incluídos nas nucleações.
Já no segundo momento, os aprendizes receberam um papel onde foi proposto que eles escrevessem um relato sobre uma situação que eles presenciaram ou vivenciaram pessoalmente que se encaixe em um dos tipos de bullying que foram discutidos durante a aula. E também que eles descrevessem a situação em detalhes, incluindo os comportamentos específicos de bullying que ocorreram e como isso os afetaram ou as pessoas envolvidas. E sem contá-los eles tiveram um momento que foi chamado de cura, onde em um recipiente eles queimaram os relatos falando o porquê que estava queimando, dentre elas foi falado que estava queimando para ter paz, ou para se libertar, dentre outros.
Para o aprendiz Jhonata Jesus Ferreira da Silva:
“A aula do dia 08/04 em uma segunda feira foi bem produtiva e bastante informativa, onde fomos informados sobre o dia nacional do bullying e aprendemos alguns tipos de bullying e descobrimos se já participamos de forma direita ou indireta em relação ao bullying, no final da aula escrevemos algum relato nosso e queimamos para nos libertar daquele momento ruim. Achei uma aula bem criativa e muito construtiva aula 10/10”.
Já no Centro Juvenil, foi realizada uma atividade interativa e lúdica para abordar questões como bullying e cyberbullying com os atendidos. Todos os participantes foram convidados a se vestir de forma diferente, trocando roupas, sapatos e meias, com o objetivo de vivenciar a dinâmica que partia do "Dia D- do Diferente".
Dentro da proposta, os participantes receberam um balão com um cenário de situações envolvendo bullying e cyberbullying, sendo incentivados a propor soluções para esses problemas, promovendo o protagonismo juvenil dos atendidos a partir do conhecimento de cada um sobre a temática. Após esse momento, alguns atendidos começaram a se sentir à vontade para relatar situações de bullying que já haviam vivenciado. Quando surgiam esses relatos, os demais participantes ofereciam situações de conforto. Por exemplo, uma educanda foi zombada por estar vestida de forma diferente, ao relatar a situação, duas educadoras e sete atendidos colocaram suas roupas do avesso e trocaram os sapatos em solidariedade à colega.
Em seguida, os educadores apresentaram a definição e as diferenças entre bullying e cyberbullying, destacando as consequências prejudiciais que causam, como o comprometimento do aprendizado, a diminuição da autoestima e os problemas nos relacionamentos interpessoais, podendo levar à ansiedade e à depressão. É fundamental abordar essas questões para promover um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos.