Os jovens e adolescentes do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia participaram de uma palestra com o diretor, cinegrafista e um dos criadores do Cineclube Antônio das Mortes, Eudaldo Guimarães. Promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Goiânia, a atividade faz parte das iniciativas que contribuem com o protagonismo juvenil e o senso de comunidade.
Durante o evento, os aprendizes puderam conhecer os bastidores da produção cinematográfica, aprendendo técnicas e conceitos da criação audiovisual. “Quem sabe no futuro alguns aprendizes podem se tornar grandes profissionais do cinema. Fico muito feliz de saber que tem jovens aqui que se despertaram a começar”, afirma Eudaldo.
A educadora Monica Mota explica que a atividade também apresentou a rica história do cinema goiano, que tem se destacado cada vez mais. “A palestra foi de extrema importância para os jovens, pois proporcionou o contato direto com um profissional experiente e apaixonado pelo cinema.”
A aprendiz Samara Rodrigues afirma que a atividades foi uma oportunidade para compreender e ter uma melhor visão sobre o cinema e a indústria. “Foi interessante entender como era no início, os efeitos sonoros e como funciona cada área da produção audiovisual."
Além disso, as orientações e os projetos cinematográficos trabalhados na atividade trouxeram inspiração para que os aprendizes possam explorar toda sua criatividade e potencial artístico.
Mônica reforça que o evento despertou o interesse e a curiosidade pelo cinema como forma de expressão e ferramenta de transformação social. “Ao compreenderem as produções audiovisuais como meio de contar histórias e provocar reflexões, os aprendizes são incentivados se envolverem em projetos que possam impactar suas comunidades de maneira positiva.”
A educadora reforça que a palestra é um dos diversos projetos culturais promovidos pelo Programa de Socioaprendizagem do CESAM Goiânia para que os jovens e adolescentes atendidos se desenvolvam também como cidadãos. “É um passo importante na formação dos aprendizes para que também se tornem agentes de transformação”.