Em 2024, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia retomou um dos projetos de maior destaque da instituição: as Oficinas Juvenis Salesianas. Elas acontecem durante o período de formação teórica do Programa de Socioaprendizagem, assumindo um papel complementar no desenvolvimento dos aprendizes.
Diretora executiva do CESAM Goiânia, Rosângela Rodrigues explica que as oficinas nasceram para enriquecer a matriz curricular definida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Promovendo atividades transversais, as Oficinas Juvenis Salesianas buscam desenvolver habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais, como o trabalho em equipe, criatividade e relacionamento interpessoal. “Trabalhando assim, criaremos o associacionismo, onde preparamos os aprendizes para exercer o protagonismo juvenil.”
Segundo a diretora, as oficinas promovem a autoconfiança, elevam a autoestima, ensinam sobre o respeito às regras e desenvolvem habilidades de socialização. Ela afirma que projeto também incentiva novas visões sobre o processo de ensino-aprendizagem, pois promove diferentes contextos de formação. “Aliadas à outras atividades e metodologias, as Oficinas Juvenis Salesianas fortalecem a construção de competências dos aprendizes, que é um dos pilares norteadores da nossa instituição.”
O projeto começou em 2015, sendo realizado continuamente até 2017. Com os anos de experiência, o retorno das atividades acontece de modo mais maduro e alinhado às atividades regulares do Programa de Socioaprendizagem. Atualmente, as oficinas envolvem salesianidade, comunicação, esporte e cultura, sendo elas:
- Juventude Missionária Salesiana (JMS);
- Oratória e escrita;
- Libras;
- Fotografia;
- Vôlei;
- Futsal;
- Flag;
- Teatro;
- Dança de salão.
A aprendiz Tawany Anezena participa da JMS e afirma que a atividade chegou em um bom momento em sua vida. Para a jovem, é uma oportunidade para aprender e fortalecer a fé durante sua passagem pelo programa. “A oficina aborda muitas coisas que as vezes a gente não sabia ou que as pessoas têm uma visão errada. Estou aprendendo muito e gostando bastante de participar. Está sendo ótimo porque a gente consegue incluir ainda mais Deus na nossa rotina.”
Para a aprendiz Geovana Oliveira, as Oficinas Juvenis Salesianas trouxeram uma oportunidade de entender sobre a área que pretende construir sua carreira: fotografia. Ela elogia a iniciativa do CESAM Goiânia e reforça a qualidade do ensino promovido pela instituição. “Meu sonho é fazer faculdade nessa área e o projeto me trouxe uma visão melhor daquilo que eu quero. O educador passa as informações muito bem e está sendo uma experiência muito boa.”
Participando da oficina de dança de salão, a aprendiz Ana Flávia Freitas acredita que o projeto contribui para se expressar e conhecer melhor outros jovens do Programa de Socioaprendizagem. “Essas atividades são muito necessárias porque a gente faz amizades, cria laços e demonstra afeto uns pelos outros. Acho que a dança é uma forma de colocar para fora aquilo que não conseguimos só com a fala.”
Os depoimentos destacam a importância das Oficinas Juvenis Salesianas em contribuir para a formação dos aprendizes em diversos pontos enquanto profissional, indivíduo e cidadão. Rosângela reforça que a proposta é colaborar para aspectos importantes do amadurecimento dos jovens e adolescentes do Programa de Socioaprendizagem. “São trabalhados valores e habilidades fundamentais para que os aprendizes se tornem adultos conscientes, socialmente participativos e cooperativos com suas comunidades.”