Nos últimos dias, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia promoveu a Formação Permanente de Aprendizes sobre saúde sexual e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A atividade foi realizada com as turmas do módulo de cidadania e abordou temas como: anatomia, contracepção, consentimento, direitos sexuais e saúde reprodutiva. A iniciativa aconteceu em apoio à campanha Dezembro Vermelho, mobilização nacional instituída pela Lei nº 13.504/2017 para conscientizar sobre a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs.

A formação destacou a importância do autocuidado dos jovens e adolescentes do Programa de Socioaprendizagem para uma vida sexual saudável e responsável. Segundo a educadora Elaine Silva, a atividade apresentou um panorama geral do tema, sanou dúvidas e promoveu o debate entre os aprendizes. “Abordamos aspectos físicos, emocionais e sociais. Trouxemos informações claras e baseadas em evidências sobre o cuidado com a saúde sexual, prevenindo comportamentos de risco e aumentando a conscientização sobre a importância de práticas seguras.”
A educadora explica que a atividade abordou a prevenção às ISTs em diferentes aspectos, respeitando a pluralidade de culturas, gêneros, orientações sexuais e realidades sociais. A formação ressaltou também a necessidade da empatia e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e outras ISTs. “O conhecimento adequado ajuda a reduzir estigmas e desconstruir preconceitos sobre sexualidade, infecções e comportamento sexual. Isso favorece um ambiente de aceitação e amparo. É uma forma de contribuir também para as habilidades interpessoais de comunicação aberta e consentimento, fundamentais em qualquer relação.”
A formação vai além do cuidado com a prevenção, envolvendo também a saúde mental, o respeito às escolhas individuais e a promoção do bem-estar. A aprendiz Emily Vitória elogia a Formação Permanente de Aprendizes do CESAM Goiânia por sempre trazer temas importantes paras os jovens. “Ela abordou as infeções que são sexualmente transmissíveis e nós aprendemos que devemos nos prevenir para não pegar uma IST. Acho essa atividade muito importante para todos conhecerem todos os riscos e cuidarem da sua saúde.”
O aprendiz João Pedro Evangelista afirma que a formação trouxe informações bastante abrangentes e que as orientações foram passadas de forma simples para compreender. “A atividade foi muito importante para os aprendizes terem um conhecimento para não pegar alguma infecção e também conseguirem orientar outras pessoas sobre a prevenção. São informações que realmente mudam as nossas vidas.”
A Formação Permanente de Aprendizes integra diversos valores e princípios do CESAM Goiânia, incluindo o sistema preventivo e a promoção de direitos humanos. Elaine ressalta o impacto social da formação, pois a educação em saúde sexual é um direito e contribui para a redução de problemas de saúde pública. “É uma iniciativa que ajuda não só a evitar as ISTs, mas também a gravidez não planejada, a violência sexual e a desinformação. O acesso à informação cria um ambiente mais seguro e saudável para a comunidade como um todo. Estamos promovendo a prevenção, a segurança e a proteção dos nossos jovens."

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.