Na última semana, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia exibiu 120 filmes produzidos para o Festival Global de Filmes Juvenis Dom Bosco 2024. Os vídeos foram criados por jovens das presenças salesianas de várias partes do mundo, com o tema “Eu tenho um sonho. Jovens e mudanças climáticas – Tornar a Mãe-Terra mais limpa e mais verde.”

A exibição foi programada para acontecer simultaneamente em diversas obras salesianas, prestigiando a produção audiovisual juvenil. No CESAM Goiânia, os aprendizes dos módulos de inclusão digital, cidadania e conhecimentos específicos assistiram os filmes durante a formação teórica do Programa de Socioaprendizagem. Após a exibição, os jovens discutiram sobre como a sustentabilidade impacta o dia a dia e projeto de vida de cada um.

A diretora executiva do CESAM Goiânia, Rosângela Rodrigues afirma que o Festival Global de Filmes Juvenis Dom Bosco 2024 gerou mais uma oportunidade para os jovens da instituição explorarem seus conhecimentos e visão de mundo. “É um momento também para conscientizá-los sobre temas relevantes para promovermos um mundo melhor e uma sociedade mais justa e fraterna.”
O aprendiz Gabriel Moreira acredita que a atividade trouxe um momento de reflexão importante para os jovens da instituição e que é fundamental que eles também promovam a conscientização de outras pessoas. “Os filmes nos fizeram pensar na situação atual preocupante que está o meio ambiente e formas de ajudarmos a criar uma sociedade mais consciente e sustentável. Mesmo as pequenas atitudes podem fazer a diferença.”  
A aprendiz Maria Teixeira acredita que as produções são uma forma de alertar para diferentes problemas que acontecem ao redor do mundo e que afetam diretamente o ecossistema. “O que vemos no noticiário não acontece só no Brasil. Temos visto muita poluição no céu, nos rios e florestas. E isso afeta os animais, plantas e os seres humanos. Devemos cuidar mais do meio ambiente e buscar soluções para um mundo mais sustentável.”
Rosângela reforça o papel social do Festival Global de Filmes Juvenis Dom Bosco 2024 em prol da juventude para a consciência global e ambiental, colocando-os como sujeitos ativos na construção de um mundo melhor. “Esta é uma iniciativa que motiva os jovens das casas salesianas a debater, analisar e propor soluções para o futuro. Eles são levados a reflexões profundas sobre ‘onde eu, como jovem, posso fazer a diferença?’ Com certeza, é algo que estimula novas produções e iniciativas.”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.