Como parte do projeto de incentivo ao Protagonismo Juvenil, o Programa baseia-se em conceitos da Educação Integral

Dom Bosco - um visionário, desde muito cedo sonhou em proporcionar aos seus jovens uma educação capaz de que integrar e reconhecer a participação ativa dos jovens e adolescentes a fim de provocar  mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. Ele, quando desejou os oratórios e obras, revelou a necessidade de formar Bons Cristãos e honestos cidadãos.

Dessa forma, fomentou o conceito de Educação Integral– preocupando-se com o desenvolvimento global do indivíduo em todas as suas dimensões.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Integral se refere à construção intencional de processos educativos que fomentem aprendizagens harmonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos aprendizes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.

Em face ao exposto, esse Projeto de Aprimoramento de Competências surgiu no coração da diretora executiva do CESAM GOIÁS Rosângela Cruz Ferreira Rodrigues e, tão logo tomou conhecimento desse desejo, a Educadora e Fisioterapeuta Liss Miranda abraçou-o, contando com a contribuição fundamental dos Aprendizes Camily Beatriz de Morais Silva, Luiz Fernando Fradique Vasconcelos e Danilo Pereira Dourado – ambos estudantes universitários do Curso de Fisioterapia.

O start do Projeto se deu no dia 01 de abril de 2022, com a execução de Ginástica Laboral para os Aprendizes do Módulo de Integração, sob a condução da Educadora e Aprendizes supracitados. Além desta, outras ações serão desenvolvidas dentro do programa, tais como: Treinamentos Ergonômicos, Blit’z postural, Orientações Ergonômicas Posturais, Orientações Ergonômicas quanto ao mobiliário e ambientes da Unidade.

Fisioterapia foi a profissão escolhida para estrear o Projeto que ainda será batizado e estruturado pelos Aprendizes integrantes de forma voluntária. Em breve, outras áreas serão contempladas, de forma alcançar ainda mais jovens.

Para a Educadora Liss Miranda: “Poder conciliar a profissão de Fisioterapeuta com a profissão e missão de Educadora, é uma oportunidade ímpar. Contribuir para formação integral dos nossos meninos é fomentar e dar continuidade ao sonho de Dom Bosco. Onde há alguém realizando os sonhos de Dom Bosco, ele aí está”.
“Esse projeto é uma forma maravilhosa de aprendizado para mim. E também possui uma importância enorme em nossas vidas, podendo inclusive melhorar nossa saúde através das ações realizadas” – afirma Danilo Pereira Dourado, Aprendiz do módulo Inclusão Digital, Terça feira -  06h.

Dom Bosco dizia aos jovens: “Sem vocês, eu não posso fazer nada”; “juntos, faremos milagres”.

Sigamos com esta inspiração acolhendo nossos jovens em tudo o que eles são.

Texto: Educadora Liss Crisciny Miranda Barros

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.