No dia 19 de abril ocorreu a primeira reunião ordinária do COMPIR no ano 2022, após dois anos de intensivos encontros na modalidade virtual. O presente encontro ocorreu nas dependências da Unidade Social, para discutir as demandas do órgão de Controle Social da Política Pública de Promoção da Igualdade Racial no município de Goiânia. A presente reunião, teve como pauta: I – Informes; II - Eleição da Mesa Diretora; III - Posse da Mesa Diretora; IV - Planejamento Estratégico; V - Eleger Comissões para elaborar possíveis alterações do Regimento Interno, criação de logomarca, redes sociais e etc.; VI - Elaboração do Plano Municipal de Igualdade Racial; VII – Encaminhamentos.
Conforme o Regimento Interno, para a Gestão (2021 – 2023), a presidência do Conselho é na gestão do Poder Público. Portanto, a nova mesa diretora, foi composta pelas instituições: Presidente - Secretaria Municipal de Educação (SME) - Jefferson Acevedo, Vice-Presidente – Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRENLEGO) – Iaracelia Leal 1ª Secretário: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) – Dilmo Luís Vieira e 2º Secretário: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (SINTEGO) – Roseane Ramos.
Participaram da plenária, a colaboradora Rosana Santos, conselheira titular representando a Instituição e membro da Comissão de Inculturarte/CESAM, além da presença do Irmão Salesiano (Filipe Lopes), como objetivo de inteirar-se das ações realizadas do referido Conselho, enquanto interlocutor junto a Comissão Inspetorial – Inculturação do Carisma Salesiano.
Depoimento: “No dia 19 de abril, fui agraciado pelo convite de participar da reunião do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Goiânia. Este encontro, em sua finalidade me chamou atenção pela presença, tanto de organizações governamentais como civis. Senti em cada membro do conselho, um vínculo e uma igualdade nas diversas falas repercutidas, pois, apresentou uma consonância em parceria e desenvolvimento nas suas frentes de trabalhos específicas, entre elas, a educação, promoção ético racial, direitos humanos, direitos das mulheres, instituições sociais e entre outras. Também foi visível o afeto de alguns membros com o trabalho realizado pelo CESAM/GO. Este encontro, percebi que a cultura do direito é uma fala igualitária, onde todos lutam pelo mesmo valor, sendo a luta pelo direito e promoção da igualdade racial, portanto, cada instituição ou grupo social, contribuem entre si, com seus valores, com seus trabalhos e até mesmo com as suas lutas individuais, da qual é perceptível no nosso carisma e articulado pela Comissão de Inculturação do Carisma Salesiano.” (Irmão Salesiano – Filipe Lopes)
Texto: Educadora Rosana Cristina Santana Santos