Aconteceu, no dia 30 de março, a XIConferência Municipal da Criança e do Adolescente de Vitória (ES), com aparticipação do CESAM-ES e crianças e adolescentes de diversas entidades egrupos de do município. Além da capital, educadores e adolescentes também participaram ativamente das conferências municipais capixabas nosNúcleos de Atendimento em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares.
Como sujeitos de direito, durante o eventoeles participaram ativamente do evento, assumindo o protagonismo desde aposição como mestre de cerimônia, na composição da mesa de autoridades até filaespecífica para credenciamento. Em Vitória, os adolescentes que representaram oCESAM – ES como delegados puderam participar ativamente das decisões econstrução de políticas públicas que afetam o seu desenvolvimento. Os aprendizestambém tiveram um espaço nas apresentações culturais.
O adolescente Matheus Almeida dos Santosdeclamou um uma poesia de sua autoria, elaborada especialmente para o evento.Já o Jehovan dos Santos Garcia e a Maria Clara Campos de Assis, realizaram umaapresentação de voz e violão. Ao final foram eleitos 13 delegadosrepresentantes de crianças e adolescentes, com destaque para Ana LuizaTartaglia, aprendiz do CESAM – ES que garantiu sua vaga na Conferência Estadual,que será realizada em agosto.
“Foi uma experiência incrível! Nunca tinhaparticipado de um projeto que agregasse tanto, dando voz para as crianças, ondeelas realmente podem falam o que estão precisando. Para mim, foi umaexperiência única, com pessoas espetaculares que me fizeram entender muito alémdos diretos das crianças e dos adolescentes. Sou grata ao Cesam que meproporcionou esse momento que, com absoluta certeza, vai ficar registado parasempre na minha vida”, contou Luiza.
O evento abordou o tema "Situação dosdireitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19:violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia depolíticas de proteção integral, com respeito à diversidade". De acordo comas informações da Prefeitura de Vitória, o evento contou com a participação de140 pessoas: 39 crianças e adolescentes, 65 representantes da rede deatendimento e entidades e 36 convidados (autoridades, facilitadores e apoio).
"É um momento importante de participaçãopopular no debate e avaliação das políticas municipais, especialmente naformulação das diretrizes e prioridades das políticas públicas para os próximosanos", avalia a presidente do Conselho Municipal da Criança e doAdolescente de Vitória (Concav), Lucienne Ottaiano.
*Com informações de Prefeitura de Vitória.